Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
06/01/2012

Abatedouro clandestino é desarticulado no município de Urupês-SP.

06-01-2012 - Um abatedouro clandestino de suínos foi desarticulado na manhã de ontem (05/01) na área rural do município de Urupês, na região de Catanduva-SP pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com o apoio da Polícia Ambiental de Novo Horizonte.

No local foram encontrados dois veículos. Um caminhão baú isotérmico com oito carcaças e uma pick-up com duas carcaças e aproximadamente 20 quilos de miúdos, prontos para deixar o local. O total de aproximadamente 800 quilos seria distribuído em açougues do próprio município.

Segundo Sérgio Correa Filho, diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Catanduva, “tratava-se de um galpão de alvenaria com cobertura metálica contendo em seu interior quatro baias, desembarcadouro, câmara frigorífica e duas mesas de alvenaria. Diversos instrumentos como serras-fitas, conchas para esfola, marreta, machadinhas, facas, fuzis, fogareiro etc. Instrumentos estes que foram todos confiscados pela Polícia Ambiental”.

Sobre a condição higiênico-sanitária do local, o médico veterinário João Gustavo Pereira Loureiro, classificou de lastimável. “Moscas, dejetos, terra, superfícies (parede e pisos) não passíveis de se proceder com assepsia, ausência de forração, trabalhadores com vestimentas comuns e total descumprimento dos procedimentos de inspeção de carcaça. Todo o local estava rodeado por grande quantidade de urubus.” informou.

Tanto o proprietário e os proprietários dos veículos foram autuados pela Defesa Agropecuária com base nos Decretos Estaduais n.ºs 36.936/93 e 36.964/93. Todo produto apreendido foi desnaturado e enterrado no aterro municipal.

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos