Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
13/11/2012

Aftosa: alunos de Guatapará-SP acompanham a vacinação de bovinos.

13-11-2012 - Os alunos do 4º ano do ensino fundamental de Guatapará, município da região do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Ribeirão Preto, participam nesta quarta-feira (14/11), às 14 horas, de uma visita técnica monitorada por médicos veterinários, no sítio Santa Maria, do proprietário Mauro Veronezi, no município de Guatapará-SP.

Aproveitando o mês de vacinação obrigatória de todos os bovinos e bubalinos contra a febre aftosa em todo o estado de São Paulo, os alunos das escolas EMEF Jornalista Gavino Virdes e EMEF Prof.ª Guiomar Aparecida Miluzzi de Oliveira, acompanhados por seus professores irão acompanhar a vacinação dos bovinos da propriedade. Maria Carolina Teixeira Dal Farra, médica veterinária do EDA Ribeirão Preto irá monitorar a visita e estará disponível para responder as perguntas técnicas e as dúvidas dos alunos.

Durante todo o semestre os alunos participaram do projeto “Sanitaristas Mirins”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, coordenado pela Defesa Agropecuária paulista, em parceria com a prefeitura municipal de Guatapará. Com a cartilha, elaborada especialmente para o projeto, os professores desenvolveram os temas na área animal e vegetal relacionados à sanidade e higiene na produção agropecuária, através de atividades e exercícios. “As visitas técnicas servem para reforçar as informações que foram repassadas em sala de aula e sanar as dúvidas. É também a oportunidade de ter o contato com o produtor rural e sua atividade e ouvir dele a experiência adquirida com a lida no campo”, explica Maria Carolina.

PROGRAMA - O programa de Educação Sanitária é de competência do governo do Estado de São Paulo, por sua Secretaria de Agricultura e Abastecimento que visa promover a conscientização de crianças e produtores rurais sobre as ações que são necessárias para a produção de alimentos com sanidade (livre de resíduos e contaminação). Que os alimentos sejam produzidos tendo como base uma lavoura sadia, um rebanho saudável, tenha o solo conservado e o meio ambiente protegido.

Para Heinz Otto Hellwig, coordenador da Defesa Agropecuária “este projeto é um investimento que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo está fazendo com o apoio das escolas e dos empresários produtores da região, para a formação de produtores conscientes e responsáveis com a sanidade dos rebanhos, lavouras e produção de alimentos”.

Além do município de Guatapará, o projeto Sanitarista Mirim está sendo desenvolvido nos municípios de Presidente Epitácio e Novo Horizonte.

SERVIÇO:

Visita monitorada de vacinação contra febre aftosa

Dia: 14 de novembro de 2012

Hora: 14 horas

Local: Sítio Santa Maria – Guatapará-SP

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos