Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
09/10/2012

Alunos do ensino fundamental de Presidente Epitácio visitam propriedade rural no município nesta quarta-feira (10/10).

09-10-2012 - Alunos do quarto ano do ensino fundamental das escolas EMEF Prof Wadyr Romeu da Silveira e EMEFEI Mário Bonifácio, de Presidente Epitácio farão nesta quarta-feira (10/10) uma atividade monitorada como atividade do Programa de Educação Sanitária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Nesta visita, 60 alunos, acompanhados por seus professores e por médicos veterinários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que é a executora do programa, visitarão a Estância Cachoni, no Distrito do Capinal, de propriedade do produtor Paulo Roberto Cachoni.

Segundo Fábio Tatsuya Mizusaki, médico veterinário do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Presidente Venceslau, “os alunos terão a oportunidade de conhecer as ações que são realizadas nesta propriedade rural, que tem a preocupação com a sanidade e higiene na produção de leite e acompanhar a ordenha”.

Para Cleonice Natalia Sguarezi, engenheira agrônoma da Defesa, e uma das coordenadoras estadual do projeto, “o trabalho com alunos é gratificante, pois eles estão despertos para assimilar o conteúdo técnico que o projeto propõe na construção de adultos conscientes da importância da sanidade dos rebanhos e culturas e da higiene na produção de alimentos que não coloquem em risco a saúde do consumidor”.

O projeto Sanitarista Mirim está sendo realizado no município de Presidente Epitácio com a participação do EDA de Presidente Venceslau e com o apoio da Prefeitura Municipal, através do secretário municipal de Educação e Esporte, Oswaldo Garcia e com o empenho e entusiasmo da encarregada de Educação Helenrose Oliva Valin da Rocha, dos coordenadores, diretores das escolas e professores.

Na próxima semana (16/10), mas 60 alunos farão a visita monitorada para conhecer o processo de produção e ordenha.

PROGRAMA - O programa de Educação Sanitária é de competência do governo do Estado de São Paulo, por sua Secretaria de Agricultura e Abastecimento que visa promover a conscientização de crianças e produtores rurais sobre as ações que são necessárias para a produção de alimentos com sanidade (livre de resíduos e contaminação). Que os alimentos sejam produzidos tendo como base uma lavoura sadia, um rebanho saudável, tenha o solo conservado e o meio ambiente protegido.

Para Heinz Otto Hellwig, coordenador da Defesa Agropecuária disse que “este projeto é um investimento que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo está fazendo com o apoio das escolas e dos empresários produtores da região, para a formação de produtores conscientes e responsáveis com a sanidade dos rebanhos, lavouras e produção de alimentos”.

Além do município de Presidente Epitácio, o projeto Sanitarista Mirim está sendo desenvolvido nos municípios de Guatapará e Novo Horizonte.

SERVIÇO:

Visitas monitoradas de alunos do ensino fundamental de Presidente Epitácio-SP

Dia: 10 de outubro de 2012

Hora: das 8 às 11 horas

Local: Estância Cachoni, no Distrito do Capinal, Presidente Epitácio-SP.

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos