Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
23/03/2012

Anemia Infecciosa Equina é tema de palestra hoje (23/03) em Guaratinguetá-SP.

23-03-2012 - Com o objetivo de conscientizar os organizadores, proprietários e cavaleiros da já tradicional cavalgada religiosa (Cavalaria de São Benedito), em Guaratinguetá-SP, sobre o possível risco dos animais adquirirem a Anemia Infecciosa Eqüina (AIE) durante o evento, será realizada hoje, às 20 horas, no Espaço Cultural Vivarte, palestras com médicos veterinários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Segundo, Vera Lúcia Nascimento Gonçalves, médica veterinária da Coordenadoria de Defesa Agropecuária “é uma ação focada na educação sanitária com o objetivo de prevenir e conscientizar os participantes, alertando-os a não colocar os cavalos em risco”. Vera Lúcia irá falar no evento sobre a importância do exame de AIE, e os cuidados na hora da compra ou venda de um animal no controle da doença.

As apresentações deverão ser iniciadas com a apresentação da médica veterinária Juliana Moreira do Amaral, do Ministério, que abordará o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, seguida pelo médico veterinário José de Barros Vieira, que abordará o Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos que é coordenado, em São Paulo, pela Defesa Agropecuária.

AIE – a Anemia Infecciosa Equina é uma doença causada por vírus contra a qual não existe tratamento ou vacina. A transmissão é feita de um animal ao outro, através da picada de insetos que se alimentam de sangue, como a mutuca e a mosca-dos-estábulos; pelo uso de uma mesma agulha de injeção em vários animais ou pelos utensílios de montaria, como freios, esporas, arreios, selas etc, contaminados (sujos de sangue). Deve ser evitada, realizando periodicamente o exame em todo o plantel, conforme orientação do serviço oficial; adquirindo animais com resultados negativos para a AIE e dentro do prazo de validade (60 dias) e só participar de eventos de concentração (leilões, rodeios, romarias, festas de peão, provas hípicas, etc) que exijam exame/AIE dos participantes.

SERVIÇO:

Palestras técnicas sobre Anemia Infecciosa Equina

Dia: 23 de março de 2012

Horário: 20 horas

Local: Espaço Cultural Vivarte, Rua Guarani, 121 Bairro Pedregulho, Guaratinguetá-SP

CONTATO:

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos