Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
19/10/2012

Atividades de Educação Sanitária na Citricultura tem início amanhã (23/10) no noroeste do Estado.

19-10-2012 - Será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no Auditório do Pólo Regional Noroeste Paulista – Apta, em Votuporanga-SP, a capacitação técnica do Projeto Educação Sanitária na Citricultura, direcionada a engenheiros agrônomos das Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATI) e de Defesa Agropecuária dos municípios que compõem as Regionais de Jales, Votuporanga, Fernandópolis e General Salgado, com o objetivo de nivelar os conhecimentos técnicos para as atividades de campo.

O Projeto de Educação Sanitária, lançado no mês de agosto, em evento realizado em Sud Menucci, município da Regional de General Salgado, busca minimizar os problemas e os prejuízos acarretados pelo cancro cítrico e greening na região noroeste do Estado e vai trabalhar aproximadamente 20 mil hectares até 2015. É uma atividade conjunta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da CATI, Defesa Agropecuária e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), e do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).

Segundo Cleonice Natália Sguarezi, engenheira agrônoma da Defesa Agropecuária, “além da metodologia da ação de educação sanitária, os técnicos irão delinear as atividades que serão desenvolvidas, levando-se em consideração a peculiaridade de cada município, para que o maior número de produtores de citros possa ser envolvido no projeto para a adoção das orientações técnicas de controle das principais doenças dos citros”.

Na região noroeste a citricultura é uma exploração de grande representatividade econômica. Na região de Jales ocupa 17 mil hectares, Fernandópolis 12.500, Votuporanga 10.600 e General Salgado 6.500 hectares. Levantamento realizado pela Secretaria, com base no ano de 2011, mostra que nessas regiões a produção ultrapassou 28 milhões de caixas de 40,8 quilos.

Dados da Citricultura Paulista disponibilizados no site da Defesa Agropecuária mostram que o parque citrícola do Estado é formado por 226,9 milhões de plantas cítricas em produção comercial e que, nas quatros regiões são cultivadas 16,2 milhões de plantas, em 2.852 propriedades. O número total de propriedades comerciais com citros no estado de São Paulo é 17.656.

SERVIÇO:

Capacitação técnica do Projeto Educação Sanitária na Citricultura.

Dias: 23 e 24 de outubro de 2012.

Hora: das 8 às 17 horas

Local: Auditório do Pólo Regional Noroeste Paulista – Apta, em Votuporanga-SP – Rod. Péricles Belini, km 121 (sentido Nhandeara) – tel.: 17-3406-8121 – Votuporanga-SP.

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos