Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
31/07/2012

Defesa Agropecuária apreende 5 ton. de charque sem inspeção em Pongai- SP

31-07-2012 - Uma ação realizada na manhã de hoje (31/07), pela equipe de médicos veterinários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária apreendeu 4.880 quilos de charque (carne salgada) e 86 quilos de rótulos (embalagens) em um estabelecimento em Pongaí, município da região do Escritório de Defesa Agropecuária de Lins.

Segundo Luiz Carlos Munhoz, médico veterinário do EDA Ourinhos, a equipe atendeu a uma denúncia feita ao Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa), da Defesa Agropecuária. “No local funcionou um laticínio com registro no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP). O proprietário há três anos pediu a suspensão temporária do registro, no entanto, o estabelecimento foi alugado e o locatário passou a produzir charque usando os registros do antigo dono”, informou Munhoz.

Além da falta de registro, o estabelecimento não oferecia condições sanitárias para a produção de alimento de origem animal. “O produto ali produzido não oferecia condições adequadas para o consumo, pois as condições sanitárias eram péssimas, com câmaras deterioradas, equipamentos enferrujados e sem responsável técnico”, informou Bruno Bergamo Ruffolo, médico veterinário do Cipoa.

Toda a carne apreendida foi desnaturada e enviada ao aterro sanitário do município. O proprietário do imóvel e detentor do registro no SISP foi autuado, pois, de acordo com a legislação, cabe ao proprietário zelar pelo estabelecimento.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Prefeitura Municipal de Pongai. Também participou da ação o médico veterinário Ricardo Mazon Dalla Colletta, do EDA São João da Boa Vista.

Infração está contida no artigo 2.º do regulamento de prévia inspeção de produtos de origem animal, aprovado pelos Decretos Estaduais, 36.936/93 e 36.964/93.

O registro de estabelecimentos e de produtos de origem animal no Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo (SISP) é competência da Secretaria de Agricultura e Abastecimento por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – Te.: 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos. Fotos disponíveis em: http://www.flickr.com/photos/agriculturasp/sets/72157630860422976/