Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
19/07/2012

Inscrições abertas para o curso de treinamento em Brucelose, Tuberculose e EETs, em Andradina-SP.

19-07-2012 - Estão abertas as inscrições do curso de "Treinamento em Brucelose, Tuberculose e Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs)” para habilitação de médicos veterinários, da iniciativa privada, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O curso treinamento será realizado de 27 a 31 de agosto, na Fazenda do Estado, Apta Regional, em Andradina-SP.

A realização e a aprovação em curso de treinamento são necessárias para que o médico veterinário habilitado possa executar as atividades previstas no Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), que é executado no estado de São Paulo, pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária que, assim como a Apta, são órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Os cursos de treinamento, reconhecidos pelo Ministério, são ministrados em instituições de ensino ou pesquisa, com o objetivo de atualizar os conhecimentos e padronizar as condutas e ações sanitárias dos profissionais que vão atuar no Programa.

O Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios (PRDTA) do Extremo Oeste, dentre outras atividades, oferece o curso de treinamento que é realizado em uma fazenda de criação de gado de corte, no município de Andradina, sede do Pólo. Esta fazenda possui certificação de propriedade monitorada para brucelose e tuberculose e oferece infra-estrutura ideal para a realização do curso. Conta ainda com corpo docente altamente especializado dentre a qual, pesquisadora membro do Comitê Científico Consultivo do PNCEBT, Dra. Eliana Roxo.

Para este módulo são oferecidas 20 vagas. O curso será composto por aulas práticas e teóricas, num total de 40 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 18 - 3623-0447 ou através do endereço eletrônico vlmcurci@apta.sp.gov.br

PNCEBT - O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, lançando no estado de São Paulo desde 2002, tem como objetivo, baixar a prevalência e a incidência de novos casos de brucelose e criar um número significativo de propriedades certificadas que ofereçam ao consumidor, produtos de origem animal de baixo risco sanitário. As ações são focadas na vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre 3 a 8 meses, contra a brucelose, incremento no número de exames realizados, treinamento de médicos veterinários habilitados e cadastrados. O Estado conta com 11 propriedades certificadas e 40 em processo de certificação.

SERVIÇO:

Curso de Treinamento em Brucelose, Tuberculose e Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis

Data: 27 a 31 de agosto de 2012

Local: Fazenda do Estado - Pólo Apta Extremo Oeste - Estrada Vicinal Nemezião de Souza Ferreira, Km 6 - Andradina – SP - Tel.: 18 - 3623-0447

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – 19 3045-3350 – Teresa Paranhos