Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
10/12/2012

Secretaria de Agricultura e Abastecimento lança Guia de Trânsito Animal Eletrônica

10-12-12 - O Governo do Estado lança amanhã, durante o II Encontro Estadual de Defesa Agropecuária, a e-GTA - Guia de Trânsito Animal Eletrônica. A novidade vai beneficiar milhares de criadores paulistas, que poderão solicitar e imprimir a guia pela internet, sem ter de comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária toda vez que realizar o transporte de animais. Atualmente são emitidas cerca de 1,4 milhão de guias por ano no Estado de São Paulo.

A ação faz parte do sistema informatizado Gedave – Gestão de Defesa Animal e Vegetal – desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Prodesp. “O produtor comparecerá a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações, fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais, tudo com muito mais comodidade, facilidade e rapidez”, afirma a secretária Mônika Bergamaschi.

Além disso, a implantação da e-GTA trará uma série de benefícios, como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista. Para ter acesso ao novo sistema, o criador precisa estar com a vacinação do rebanho e as obrigações sanitárias em dia.

Por enquanto a GTA eletrônica não estará disponível para movimentação de bovídeos para reprodução, leilões que não sejam de rebanho geral e para fora do Estado. O motivo é que, para esses casos, há necessidade de validação pelo órgão oficial dos exames de brucelose e tuberculose, que inicialmente não estarão disponíveis no sistema Gedave.

Lançamento da e-GTA

Dia 11/12/2012 às 10h00

Local: Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Avenida Brasil, 2340 – Campinas/SP

Assessoria de Imprensa/Defesa Agropecuária

Teresa Paranhos - (19) 3045-3350