Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
15/10/2012

Secretaria divulga dados da citricultura no Estado de São Paulo.

15-10-2012 - Em cumprimento à Lei de Acesso à Informação, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo disponibiliza a partir desta segunda-feira (15/10) os dados da citricultura paulista. As informações estarão disponíveis no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que é o órgão da Secretaria responsável pela sanidade das lavouras de peculiar interesse do Estado.

Os dados foram estratificados do conjunto de informações que fazem parte do banco de dados obtido pela Defesa Agropecuária junto aos produtores comerciais de citros do Estado. Para conhecê-los basta acessar o site (www.defesaagropecuaria.sp.gov.br) e clicar no banner “Dados da Citricultura Paulista”, localizado no lado direito da página.

Para a secretária de Agricultura Mônika Bergamaschi é importante que haja divulgação dos dados, pois a proposição de políticas públicas efetivas deve envolver todos os agentes da cadeia, e o ponto de partida é a uniformização das informações.

De acordo com Euclides de Lima Moraes Filho, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal, “os dados serão disponibilizados de forma a facilitar a busca. Pode ser realizada por números de plantas total do Estado; número de plantas por regional de Defesa Agropecuária (EDA); número de plantas por regional e seus municípios; número de plantas por variedades total do Estado; e por regional e seus municípios. Enfim, é uma visão ampla da citricultura paulista”.

Para Heinz Otto Hellwig, coordenador da Defesa Agropecuária, “a divulgação dos dados não fere a imposição do sigilo a que está submetido o detentor da informação. Serão divulgadas apenas as informações que poderão ser úteis no desenvolvimento de pesquisas, nas tomadas de decisões técnicas, na adoção de estratégias públicas para o setor e para a imprensa. O processo de transparência que estamos adotando é necessário em função da importância da citricultura no Estado”.

Assessoria de Imprensa da Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos.