Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
16/05/2012

Soja: Período do vazio sanitário é antecipado em 15 dias

Itapeva, 16-05-2012 – Durante a solenidade de abertura da Agrovia, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo alterou a resolução de 2007, que trata do vazio sanitário da soja, antecipando em 15 dias a medida que impede a manutenção de plantas vivas para prevenir a disseminação do fungo Phakopsora pachyrhizi, o agente causador da ferrugem asiática. Com a nova medida, de 15 de junho a 15 de setembro fica instituído o período do vazio sanitário e, a partir dessa data, é liberado o plantio de soja no estado de São Paulo.

A alteração foi uma proposta apresentada pelo setor e avaliada pelo Governo do Estado, que levou em consideração o período do vazio nos estados do Mato Grosso, do Paraná e a possibilidade de alteração também no Mato Grosso do Sul. Sendo os dois últimos estados limítrofes a São Paulo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento avaliou positivamente a medida de alteração do período para preservar a produção paulista.

A mobilização do setor foi importante para a adoção da medida e contou com a participação ativa das cooperativas ligadas à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e de representantes da Câmara Setorial da Soja, ligada à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria.

Ferrugem asiática – causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é uma das principais doenças que atacam a soja. Causa a desfolha precoce, que impede a formação completa dos grãos, comprometendo a produtividade das plantações. Foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001 e, pela facilidade de disseminação, que ocorre pelo vento, tem incidência em todas as regiões produtoras de soja do País. Uma das medidas mais eficazes para o controle é justamente evitar o plantio em épocas favoráveis à ocorrência da doença, para que o fungo não ataque plantas muito jovens.

Assessoria de Comunicação - Marina Mantovani/Adriana Rota/Nara Guimarães/Melissa Cerozzi - Tel.: (11) 5067-0069 - www.agricultura.sp.gov.br