Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
29/08/2012

Solo: Recuperação de erosão beneficia o solo agrícola e o meio ambiente em Borborema-SP.

29-08-2012 - Os processos erosivos no solo agrícola no município de Borborema – SP levou a Promotoria de Justiça do município a instaurar em 2009 um inquérito civil para apurar danos ao meio ambiente e acionar o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Jaboticabal e a Polícia Ambiental.

A equipe técnica do EDA realizou fiscalização no local e verificou tratar-se de problemas de escoamento de águas pluviais da estrada municipal, ocasionando erosão no solo agrícola de propriedades lindeiras, além de manejo inadequado do solo agrícola em algumas propriedades.

Segundo Gustavo Bissolli, engenheiro agrônomo do EDA, que acompanhou a implantação dos projetos técnicos, “o processo erosivo estava causando assoreamento das nascentes existentes no local e prejudicando a qualidade das lagoas das propriedades a jusante”. As propriedades que apresentavam irregularidades foram autuadas de acordo com a Lei do uso, conservação e preservação do solo agrícola nº 6.171/88.

A aplicação da Lei resultou, em um prazo de aproximadamente dois anos, na adequação técnica de aproximadamente dois quilômetros de estradas rurais pela Prefeitura Municipal e adequação das propriedades agrícolas adjacentes, amenizando os impactos ao solo agrícola e ao meio ambiente. A equipe técnica do EDA de Jaboticabal acompanhou todos os procedimentos adotados para a recuperação do solo agrícola, orientando o produtor com base na Lei de uso do solo.

“As práticas implantadas consistiram em: abertura de caixas de contenção e elevação do leito da estrada, assim como construção de terraços e mudança do manejo das propriedades vizinhas”, informou Bissolli.

Fotos sobre o trabalho estão disponíveis no endereço: http://www.flickr.com/photos/agriculturasp/sets/72157631305858340/

CONTATO:

Assessoria de Imprensa – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos

EDA Jaboticabal – 16 – 3203-3900