Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
15/04/2013

EDA de Orlândia participa do 2º Dia do Campo Limpo de Buritizal-SP.

15-04-2013 - Com a preocupação de dar um destino adequado às embalagens de agrotóxicos e evitar a contaminação do meio ambiente foi realizado no último dia quatro de abril, o programa “Dia de Campo Limpo de Buritizal-SP”.

Quatorze agricultores levaram suas embalagens de agrotóxicos vazias na Unidade de Defesa Agropecuária (UDA) de Buritizal, totalizando 1633 embalagens de agrotóxicos que foram retiradas do campo e deixaram de contaminar o meio ambiente. Foram necessárias duas viagens do caminhão da prefeitura municipal, transportando as embalagens para a Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos no município de Ituverava-SP.

O programa “Dia do Campo Limpo de Buritizal”, que consiste na coleta de embalagens de agrotóxicos, duas vezes ao ano (nos meses de abril/maio e novembro/dezembro) foi idealizado pelos engenheiros agrônomos Tânia Márcia de Queiroz, da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Ituverava e Luiz Antônio Maciel, do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Orlândia, Rafael de Sousa Caliman, vereador do município de Buritizal e Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos de Ituverava/FAFRAM/FEI.

Segundo Tânia Márcia, “os pequenos agricultores que não têm condições de levar as embalagens até o município de Ituverava, onde fica a Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos, levam suas embalagens até a Casa da Agricultura no Dia do Campo Limpo, onde um caminhão da prefeitura fica estacionado para o recebimento”. As embalagens são recebidas por funcionários da prefeitura e da Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos que forneceram o comprovante de devolução aos agricultores. No final do dia as embalagens recolhidas são levadas até a Central de Recebimento da Fundação Educacional no município de Ituverava. (Com informações do EDA Orlândia)

Assessoria de Imprensa/Defesa Agropecuária 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos