Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
29/04/2013

GTA Eletrônica traz agilidade e segurança ao produtor paulista.

e-GTA e aplicativo gratuito para Internet facilitam a vida do produtor paulista na movimentação do rebanho bovídeo.

Para facilitar a atividade do produtor rural paulista foi desenvolvido o sistema informatizado GEDAVE – Gestão de Defesa Animal e Vegetal. É através deste sistema que o criador paulista pode solicitar e imprimir, pela internet, a e-GTA – Guia de Trânsito Animal Eletrônica - para bovídeos (bovinos e bubalinos).

Dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, tendo como base o ano de 2013, mostram que 52% (249.062) das GTAs foram emitidas pelo produtor. De janeiro a março deste ano foram emitidas 112.685 guias, sendo 68% (83.240) emitidas pelo usuário.

Para Wagner José Augusto, da Minerva Foods, “o sistema GEDAVE tornou o produtor independente para controlar a movimentação da propriedade, podendo emitir GTA, dar entrada de animais adquiridos e declarar a vacina, sem precisar ir até o Escritório da Defesa Agropecuária para fazer isso.

O sistema GEDAVE foi desenvolvido pela Secretaria em parceria com a Prodesp e lançado em dezembro de 2012. A implantação visa propiciar maior segurança e controle das doenças animais pelo serviço oficial de defesa; melhor gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos; melhor controle sanitário do rebanho e mais facilidade para o criador emitir a e-GTA; e no geral, aumentar a confiabilidade dos produtos de São Paulo.

Ontem (28/04), em visita ao estande da Secretaria, na Agrishow, foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) Eletrônica, que também será emitida através do sistema GEDAVE, sendo mais uma facilidade para melhor atender o produtor paulista.

O Sistema GEDAVE é acessado pelo endereço: http://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br

APLICATIVO GRATUITO

Para dar maior tranquilidade ao criador paulista foi desenvolvido um aplicativo gratuito para visualizar, por qualquer telefone móvel (smartphone), a autenticidade da Guia de Trânsito Animal emitida no estado de São Paulo.

Basta posicionar a câmera digital do celular para o QR Code (códigos de barras lidos pelos celulares) impresso na guia para ser escaneado. O programa redireciona para a GTA emitida no sistema Gedave. Feito isso, é possível comparar se a guia que o produtor tem em mãos é a mesma emitida através do sistema.

Para usufruir desta facilidade é preciso baixar o aplicativo no aparelho telefônico móvel, disponível na App Store (para iPhones da Apple) e na Google Play (para smartphones com Android). O aplicativo foi desenvolvido pela Prodesp. Para encontrá-lo na APP é só digitar "Consulta GTA", no campo de busca.

É possível também cadastrar um número de celular ou email para receber uma mensagem SMS ou email a cada vez que uma GTA for emitida com o número do CPF do produtor cadastrado. O produtor que já tem o cadastrado no GEDAVE, precisa entrar no sistema, ir até “cadastro de pessoa física”, visualizar os dados e informar um número de celular ou endereço de email e marcar na configuração que aceita essa facilidade.

CONTATO (para Imprensa):

Assessoria de Imprensa/Defesa Agropecuária | 19 3045.3350 | Teresa Paranhos

- Durante a Agrishow em Ribeirão Preto – 16 - 3911-9120.