Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
26/07/2013

Homenagem ao agricultor no Parque da Água Branca.

Secretaria de Agricultura traz a vida do campo para o coração de São Paulo, com atrações para toda a família

26-07-2013 - No dia 28 de julho é comemorado o dia do agricultor. Para render a merecida homenagem àqueles que trabalham para alimentar a vida, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) promove evento nos dias 27 e 28, no Parque da Água Branca, com entrada gratuita.

Os visitantes poderão conferir as ações e serviços da SAA por meio de suas coordenadorias e órgãos vinculados, exposição de animais, comercialização de sementes e mudas, produtos da agricultura familiar e apresentação de projetos. A atração musical da festa é da Secretaria Estadual da Cultura.

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) levará para o Parque da Água Branca a apresentação de projetos como o Poupatempo do Produtor Rural, Horta Educativa e Hortalimento, manual de pães e degustação de receitas, entre outras atividades. As Câmaras Setoriais estarão presentes com uva e vinho, caprinos e ovinos, avestruzes, aves e ovos, café, milho, agricultura ecológica, borracha, amendoim e frutas.

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) levará para o Parque da Água Branca a apresentação de projetos como o Poupatempo do Produtor Rural, Horta Educativa e Hortalimento, manual de pães e degustação de receitas, entre outras atividades. As Câmaras Setoriais estarão presentes com uva e vinho, caprinos e ovinos, avestruzes, aves e ovos, café, milho, agricultura ecológica, borracha, amendoim e frutas.

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) levará para o parque diversas associações para exposição e venda de produtos variados e artesanatos da pequena agricultura. Essas associações são beneficiadas por ações desenvolvidas pela SAA. Além disso, a coordenadoria apresentará alternativas ao produtor na área de sementes e mudas, com a exposição de espécies de essências florestais, frutíferas silvestres e arborização e mais de 20 variedades de sementes.

A Defesa Agropecuária apresenta seu trabalho educativo com foco em sanidade animal e vegetal, embarcada numa van recheada de informações sobre diversos temas relacionados com a saúde das plantas e dos animais. O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) participa das comemorações levando o que tem de melhor para o agricultor. Linhas de crédito variadas, programas de financiamento de trator e implemento com juros zero, subvenção de prêmio de seguro rural e contrato de opção. Ações para impulsionar os negócios dos produtores rurais paulistas.

Desvendando o mundo da agricultura e da pesquisa

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) leva seus institutos e polos regionais de pesquisa para o dia do agricultor. O Museu de Pesca de Santos traz para o público um mero – peixe marinho – taxidermizado. Ovinos e novilhas do Instituto de Zootecnia, de Nova Odessa, são presença garantida. O “Planeta Inseto”, do Instituto Biológico mostra, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

O Instituto de Tecnologia dos Alimentos (ITAL) traz o terminal eletrônico “Aqui tem ITAL”. Nele, o público poderá interagir e encontrar informações diversas, além de curiosidades sobre alimentação. Dúvidas como a diferença entre alimentos light e diet e mitos como a composição da salsicha e hambúrgueres são respondidas pelo terminal eletrônico. O Instituto de Economia Agrícola leva conceituadas publicações sobre o mundo do agronegócio paulista.

Variedades de grãos, citros, frutas, café, mandioca e cana de açúcar serão apresentados pelo Instituto Agronômico, além da cultivar de feijão IAC milênio, a número mil do Instituto, lançada nas comemorações de seus 126 anos. Já os Polos Regionais de Pesquisa da Secretaria mostram ao público trabalhos diversos, com exposição de animais e produtos, como suínos, mudas de plantas medicinais e óleos essenciais e flores.

Assessoria de Comunicação/Secretaria - Marina Mantovani/Adriana Rota/Melissa Cerozzi - Estagiárias: Eli dos Santos/Gabriela Oliveira - Tel.: (11) 5067-0069