Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
25/02/2013

Legislação de Agrotóxicos e Afins é tema de palestra nesta terça-feira (26/02) em Reginópolis-SP, região do EDA Bauru.

25-02-2013 - Será realizada nesta terça-feira (26/02) às 19 horas, na Câmara Municipal de Reginópolis-SP, município da região do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Bauru, a palestra sobre Legislação de Agrotóxicos e Afins pelo engenheiro agrônomo Marcelo Jorge Chaim, do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo, da Defesa Agropecuária Paulista. Os assuntos a serem abordados são a adequação dos pequenos produtores às legislações vigentes - armazenamento, receituário agronômico, devolução de embalagens vazias e EPI.

O engenheiro agrônomo da CATI regional Bauru, Sérvio Mitsuo Ishicava, fará a palestra sobre os cuidados no uso de agrotóxicos em ambiente protegido e abordará o uso correto de produtos, “minor crops”, conceitos de manejo integrado de pragas e doenças, controles alternativos.

Segundo Chaim, o evento faz parte do ciclo de palestras que está sendo realizado na região de Bauru. As palestras têm como público alvo, os proprietários de ambiente protegido em horticultura, principalmente com as culturas do pimentão, pepino e tomate, no entanto a cultura do pimentão é a que tem maior importância em volume de plantio.

“Já foram realizadas palestras nos municípios de Iacanga, Arealva, Presidente Alves, Bauru e agora Reginópolis. Nestes municípios concentram cerca de 1500 “estufas”. O pimentão e o pepino são culturas de baixo suporte fitossanitário e, portanto, de grande interesse na orientação e divulgação da legislação de agrotóxicos, quanto ao correto uso e aplicação de produtos registrados para a cultura, assim como a adoção das boas práticas agrícolas, a prevenção e cuidado com a segurança e saúde do aplicador de agrotóxico, que no caso destas propriedades, são na maioria das vezes os próprios proprietários”, informa Chaim. Cultura de baixo suporte sanitário é aquela para qual não existe ou existe um número reduzido de produtos fitossanitários registrados.

O evento tem o apoio da Associação Produtores Associados de Reginópolis e Região (PARE).

Assessoria de Imprensa/Defesa Agropecuária – 19 – 3045-350 – Teresa Paranhos.