Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
22/04/2013

Mormo: Defesa Agropecuária reúne documentação para apresentar ao Ministério.

22-04-2013 - A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, comunica que na tarde de ontem (21/04) foi realizada a leitura da inoculação de maleína, cujo procedimento foi feito na última sexta-feira (19/04) em dois equinos reagentes positivos ao teste da fixação do complemento para o mormo de um animal no recinto de Avaré-SP e outro, do mesmo proprietário, no município de Arandu.

A leitura foi realizada por médicos veterinários da Defesa Agropecuária paulista, na presença de um médico veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e comprovou o resultado negativo.

A Defesa Agropecuária mantém a interdição de movimentação dos equinos do recinto e reúne toda a documentação necessária para encaminhamento ao Ministério que fará a análise e posterior emissão de parecer obre o caso.

MORMO:

Trata-se de uma doença contagiosa dos equinos (cavalos, asnos e mulas) causada por uma bactéria e transmissível ao homem e outros animais. Os principais sintomas são febre, secreção nasal com pus e sangue, ínguas e, na forma mais grave, ataca os pulmões. A taxa de mortalidade é alta. Não há cura e nem vacina para esta doença.

Assessoria de Imprensa/Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 - Teresa Paranhos