Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
13/06/2013

Secretaria de Agricultura leva ações para 19ª Feicorte

13-06-2013 - Entre os dias 17 e 21 de junho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo participará da 19ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), no Centro de Exposições Imigrantes. No estande da SAA montado no pavilhão da feira, o público poderá conferir as atividades das coordenadorias e institutos vinculados à Pasta, como os avanços em pesquisas, publicações técnicas, serviços e acesso ao crédito.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária irá divulgar o Sistema Gedave - Gestão de Defesa Animal e Vegetal, que oferece acesso de serviços online da coordenadoria, como a entrega e declaração de vacinação contra a febre aftosa e brucelose e a emissão da guia de trânsito animal eletrônica (e-GTA). Os técnicos vão orientar os produtores na “navegação” e realizar a ativação da senha para acesso ao sistema.

O Fundo de Expansão para o Agronegócio Paulista (Feap) fará a divulgação e esclarecimento de dúvidas dos programas Pró-Trator e Pró-Implemento, subvenção ao prêmio de seguro rural para atividade pecuária (bovinocultura, caprinocultura e ovinocultura) e acesso ao Contrato de Opção. Os produtores também poderão saber detalhes das linhas de crédito do Feap, principalmente a do Integra-SP (Lavoura, Pecuária e Floresta) e da Caprinocultura e Ovinocultura, que se apresentam como boas alternativas para diversificar a produção.

Com relação à linha Integra-SP, o Feap disponibiliza duas opções para financiamento: uma subvenção para Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (Radge) que pode ser utilizada em ações de correção de solo e controle de voçorocas, com disponibilidade de até R$ 10 mil por beneficiário; e a linha do Projeto que financia desde o processo de adubação e cobertura de solo até a implantação de sistemas integrados de produção. Nesse caso, o limite é de R$ 100 mil com juros de 3% ao ano e prazo de oito anos para pagamento, podendo ser estendido até 12 anos quando o projeto incluir o cultivo de floresta

O Instituto de Zootecnia (IZ) levará para o estande três fêmeas da raça nelore: uma matriz doadora do Programa IZ - CRV Lagoa Embryo, sobre melhoramento genético; e duas fêmeas dos rebanhos Nelore Seleção e Controle, do Centro de Bovinos de Corte de Sertãozinho, como exemplos da seleção para peso pós-desmame, programa realizado há 36 anos pelo instituto. Também haverá divulgação de linhas de pesquisa como a avaliação da emissão de metano entérico de animais provenientes da avaliação do consumo alimentar residual (CAR).

Outro destaque será a demonstração do Sistema GrowSafe, desenvolvido no Canadá. Com ele, alimentadores automáticos registram, por 24 horas, todos os dados relacionados ao consumo de alimento e comportamento dos animais. O IZ é a primeira instituição brasileira de pesquisa a instalar esse sistema.

A ovinocultura também tem espaço garantido, com exposição das raças Morada Nova, Santa Inês e Dorper. O público poderá conhecer as pesquisas desenvolvidas para produção de carne de cordeiro em sistema de abate superprecoce, com o objetivo de criar alternativa para viabilização socioeconômica da pequena propriedade rural, com ênfase nas que utilizam a mão-de-obra familiar. Os trabalhos científicos na área envolvem o controle alternativo de verminose-uso de fitoterápicos; avaliação de alimentos alternativos; manejo sustentável de pastagem e mitigação dos gases de efeito estufa, sistema intensivo de produção de cordeiros precoce para abate; manejo da reprodução.

No dia 19, quarta-feira, das 9 às 12h00, a Câmara Setorial da Carne Bovina se reúne para discutir a conjuntura da pecuária bovina e a criação do Conselho da Bovinocultura (Consebov). A reunião será na sala Ingá, no pavilhão da Feicorte.

A 19ª Feicorte será realizada de 17 a 21 de junho. Os portões estarão abertos das 9 às 20 horas, com entrada gratuita. O Centro de Exposições Imigrantes fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo.

Assessoria de Comunicação/Secretaria - Marina Mantovani/Adriana Rota/Nara Guimarães/Melissa Cerozzi - Estagiárias: Eli dos Santos/Gabriela Oliveira - Tel.: (11) 5067-0069