Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
25/09/2013

Workshop sobre ameaças fitossanitárias reúne 300 em Campinas nesta terça

25-09-2013 - Promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, o encontro reuniu especialistas do setor para discutir a construção de uma política de combate à Helicoperva armigera e outras pragas exóticas que ameaçam a agricultura.

Durante a solenidade de abertura do evento, a secretária Mônika Bergamaschi falou sobre a importância da articulação no estado, para elaborar medidas preventivas, e a necessidade permanente de atenção às questões fitossanitárias.

Mônika enfatizou a parceria que deve haver entre poder público, privado e setor produtivo. “Temos que apostar todas as fichas na questão da sanidade. Tudo é importante. A pesquisa, a defesa agropecuária, a extensão rural, a construção de uma política de combate. Assim como também é importante o comprometimento do produtor. Se a gente aplica a nova tecnologia, mas não segue as recomendações, a gente reduz o tempo dessa tecnologia”, afirmou.

A secretária fez o lançamento do material informativo da Defesa Agropecuária, sobre pragas exóticas e quarentenárias, que agora vêm com QR Codes – códigos de barras que podem ser escaneados pela maioria dos telefones celulares que possuem câmera fotográfica. Para ter acesso é necessário ter o aplicativo – gratuito - instalado no aparelho. Após a decodificação, o mesmo passa a ser um texto repleto de informações sobre as diversas pragas existentes, que trazem as características, principais regiões de ocorrência, fotografias e até mesmo reportagens relacionadas. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria.)