Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
27/03/2014

Certificação fitossanitária viabiliza exportação de frutas cítricas à Comunidade Europeia.

No estado de São Paulo as atividades do Programa Estadual de Sanidade de Citros - Exportação de Frutas (PESC-EF) têm por objetivo viabilizar a exportação de frutas cítricas in natura para a Comunidade Europeia. Para isso, o produtor/exportador precisa aderir voluntariamente ao programa. Como resultado desta atividade foi possível a exportação de 17 milhões de quilos de frutas cítricas à Comunidade Europeia em 2013.

É a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que coordena o sistema de mitigação de risco para Guinardia citricarpa, causadora da mancha preta dos citros e realiza as auditorias para confirmação de exigências administrativas e fitossanitárias dos países importadores.

Segundo Luciano de Aquino Melo, engenheiro agrônomo da Defesa Agropecuária e gerente do PESC-EF, “as equipes envolvidas neste programa precisam estar afinadas e em constante capacitação. Na quarta-feira passada (19/04) realizamos uma reunião técnica-adminstrativa para padronizar os procedimentos em adesão ao Sistema de Mitigação de Risco - Guignardia citricarpa. Foram abordados os aspectos legais e administrativos e as propostas para 2014. Também realizamos visita técnica a uma casa de embalagem que processa frutos para exportação”.

Das pragas oficialmente constatadas no Brasil, a Guignardia citricarpa, causadora da mancha preta ou pinta preta dos citros é a que causa maior restrição à exportação de citros para a Comunidade Europeia. Também são restritivas para a exportação as pragas Xanthomonas citri subsp. citri, causadora do cancro cítrico; Elsinoe spp., causadora da verrugose e as moscas-das-frutas Anastrepha spp. e Ceratitis capitata.

Informações sobre o Programa Estadual de Sanidade de Citros - Exportação de Frutas (PESC-EF) estão disponíveis no site da Defesa Agropecuária no endereço http://www.cda.sp.gov.br/www/servicos/index.php?action=view&cod=67

Assessoria de Imprensa/Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos