Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
17/11/2014

Guia de Trânsito Animal Eletrônica é incluída no Programa Acessa São Paulo

A emissão da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) foi incluída desde o dia primeiro de outubro nos postos do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado. A iniciativa visa facilitar a vida do produtor paulista.

O serviço, que já está disponível de forma eletrônica desde o fim de 2012, é a emissão da GTA, uma documentação obrigatória que acompanha o deslocamento de bovídeos (bovinos e bubalinos) vivos quando movimentados para fora da propriedade.

Esta emissão sempre foi realizada pelos Escritórios de Defesa Agropecuária e Casas de Agricultura, sendo que, com a implantação do Sistema Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal), o documento passou a ser emitido também pela internet. Assim, o próprio produtor rural pode solicitar a emissão pelo seu computador, sem a necessidade desse processo ser feito pela Casa de Agricultura ou pelos EDAs.

Além disso, a implantação da e-GTA traz uma série de benefícios como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, melhor gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista. Para ter acesso ao novo sistema, o criador precisa estar com a vacinação do rebanho e as obrigações sanitárias em dia.

A e-GTA está disponível em todo o território paulista, e o produtor pode comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária mais próxima, se registrar como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações, fazer o cadastro da Guia que será emitida e informar a movimentação dos animais.

O programa Acessa São Paulo, criado em julho de 2000 e coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, possui 827 postos em 594 municípios do Estado, e realiza serviços de inclusão digital, disponibilizando computadores com acesso gratuito à internet, sinal Wi-Fi, salas de estudo, entre outros. Em agosto de 2013, recebeu o Prêmio Acesso ao Conhecimento, da Fundação Bill & Melinda Gates, reconhecido como o melhor programa de inclusão digital do mundo, concorrendo ao lado de outros 300 projetos de 56 países.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento).