Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
19/06/2015

Agricultura e Saúde realizam seminário sobre Influenza Aviária em Registro-SP.

O evento reunirá profissionais da saúde de Registro, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e Pariquera-Açu, ONGs e médicos veterinários do Vale do Ribeira e da Secretaria de Agricultura.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, realiza na próxima terça-feira (23/06), às 10 horas, em Registro-SP, o Seminário de Atualização sobre Influenza Aviária como parte dos trabalhos do Plano Paulista de Prevenção da Influenza Aviária, para a apresentação de protocolo de vigilância ativa e passiva em aves migratórias no sítio de Cananéia-Ilha Comprida-Iguape.

Serão apresentadas três palestras: o “Papel das aves migratórias na transmissão do vírus de Influenza Aviária” pelo Prof. Dr. Edison Luiz Durigon, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; “Influenza Aviária – adequada abordagem na saúde humana”, pela Dra Telma Carvalhanas, da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória, da Secretaria de Estado da Saúde; e o ”Plano Paulista de Prevenção da Influenza Aviária”, pelo Dr. Fernando Gomes Buchala, médico veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Uma série de quatro seminários (Campinas, Bastos, Votuporanga e Boituva) já foi realizada no Estado para discussão do tema com os profissionais da área avícola, pesquisadores, produtores e representantes do setor devido às recentes ocorrências de influenza aviária no plantel avícola em países do continente americano e asiático. Nos Estados Unidos já são 222 focos, com mais de 47 milhões de aves atingidas pela doença, causando elevação no preço dos ovos (triplicou) e da carne de frango.

“Neste seminário vamos uniformizar as informações e dar continuidade aos trabalhos de monitoramentos das aves migratórias e de subsistência visando a prevenção da introdução e disseminação do vírus da Influenza Aviária no plantel avícola do estado de São Paulo. A presença dos profissionais da saúde vai ampliar as ações conjuntas entre os técnicos da Agricultura e Saúde do estado de São Paulo”, disse Buchala.

O evento deve reunir profissionais da saúde dos municípios de Registro, Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e Pariquera-Açu, representantes de ONGs, da Associação de Médicos Veterinários do Vale do Ribeira e técnicos da Secretaria de Agricultura para debater sobre o assunto.

O plano de prevenção de São Paulo está disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e contem todas as informações: http://www.defesaagropecuaria.sp.gov.br/influenza-aviaria/plano-de-trabalho/

PROGRAMAÇÃO:

10h00 – Abertura

10h30 – Papel das aves migratórias na transmissão do vírus de Influenza Aviária – Prof. Dr. Edison Luiz Durigon – (ICB / USP)

11h00 – Influenza Aviária – adequada abordagem na saúde humana – Dra. Telma Carvalhanas (DDTR/Secretaria da Saúde)

11h30 – Plano Paulista de prevenção da Influenza Aviária – Dr. Fernando Gomes Buchala – Coordenadoria de Defesa Agropecuária

12h00 - Debate e encaminhamentos

SERVIÇO:

Seminário de Atualização sobre Influenza Aviária

Dia: 23 de junho de 2015 – (terça-feira)

Hora: 10 horas

Local: Escritório de Desenvolvimento Rural - Avenida Wild José de Souza, 456 – Vila Tupy - Registro – SP

Assessoria de Imprensa | Defesa Agropecuária | 19 – 3045.3350 | Teresa Paranhos

Assessoria de Imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Tel.: (11) 5067-0069 / 0122 / 0127 - saacomunica@sp.gov.br

Acompanhe a Secretaria

www.agricultura.sp.gov.br

www.twitter.com/agriculturasp

www.flickr.com/agriculturasp