Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
24/08/2015

AVISO de PAUTA: Vigilância das Síndromes Neurológicas em Herbívoros é tema do II Workshop Regional, em Botucatu-SP

O II Workshop Regional sobre Vigilância das Síndromes Neurológicas em Herbívoros organizado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por sua Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo, será realizado dia 28 de agosto, das 8 às 18:30 horas, no Anfiteatro de Pós Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp/Botucatu

O objetivo é atualizar os profissionais parceiros quanto à situação atual, vigilância e procedimentos principalmente da Raiva dos Herbívoros e da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

O Workshop é direcionado a médicos veterinários do setor privado e público, e demais interessados.

O evento tem o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, da FMVZ-Unesp/Botucatu e da Biogénesis Bagó.

Programação:

08h00m – Distribuição de material e Abertura

08h15m – Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros – médico veterinário Paulo Antonio Fadil – Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

9h15 – Programa Nacional de Prevenção da Encefalopatia Espongiforme Bovina e implicações econômicas – médicos veterinários Jean Joaquim e Juliana do Amaral Moreira – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

10h30 – Exame Clínico do Sistema Neurológico de Ruminantes – médico veterinário Alexandre Secorun Borges – professor Unesp/Botucatu.

14h00 – Colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial – médica veterinária Cláudia Del Fava – pesquisadora do Instituto Biológico, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

15h00 – Formulários para preenchimento (Form Notifica, Form SN) POP/SEET – médico veterinário Cláudio Regis Depes e Paulo Antonio Fadil – Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

16h00 – Cronologia dentária para determinação da idade em ruminantes – médico veterinário Júlio Lopes Siqueira – professor da UNESP/Botucatu.

16h45 – Normas sobre transporte de amostras – médicas veterinárias Vera Lúcia Nascimento Gonçalves e Mônica Fagundes C. K. Gunnewiek – Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

17h30 – Estudos de casos: atendimento, colheita e remessa de material (formulários), discussão e apresentação de casos.

18h30 – Encerramento

Serviço:

II Workshop Regional sobre Vigilância das Síndromes Neurológicas em Herbívoros

-28 de agosto de 2015

Horário: das 8 às 18h30min

nº - Botucatu-SP-

Por Teresa Paranhos

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Assessoria Imprensa

Telefone: (19) 3045.3350