Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
09/10/2015

Certificação Fitossanitária de Origem para inclusão de pragas

Será realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2015, no Centro Experimental do Instituto Biológico, em Campinas, um curso de habilitação para emissão do certificado fitossanitário de origem (CFO) e consolidado (CFOC) para inclusão de pragas para profissionais que já possuem habilitação para emissões dos referidos certificados.

O curso realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a coordenação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria e tem a finalidade de atender normas técnicas de certificação fitossanitária, ditadas pelas Instruções Normativas do Mapa, nºs 54 e 55, de 04 de dezembro de 2007.

Como informa Cristina Abi Rached Iost, engenheira agrônoma da Defesa Agropecuária e uma das coordenadoras do curso, o objetivo é “adequar as habilitações dos responsáveis técnicos de viveiros de produção de material de propagação de citrus, seringueira e café à certificação fitossanitária de origem interna, visando atender as legislações específicas do Estado quanto à produção desses materiais, bem como habilitar os profissionais que participam de programa de certificação de hospedeiras da praga Raoiella indica (ácaro vermelho das palmeiras) quanto a certificação de partidas livre dessa praga. Também está contemplada na programação a praga Sirex noctilio (vespa da madeira) por solicitação de profissionais já habilitados, em cumprimento ao previsto no § 1º do Art. 11 da Instrução Normativa nº 55 de 04 de dezembro de 2007”.

O CFO é o documento que garante a certificação de origem dos produtos e subsidia a Defesa Agropecuária na emissão da permissão de trânsito, que possibilita ao produtor comercializar seus produtos para outros estados e para exportação. É emitido por profissionais da iniciativa privada, em suas respectivas áreas de competência, após aprovação em cursos para habilitação de responsáveis técnicos específicos.

SERVIÇO:

Curso para habilitação de engenheiro agrônomo e florestal da iniciativa privada para emissão do CFO e CFOC no estado de São Paulo (inclusão de pragas).

Data: 13 a 14 de outubro de 2015

Horário: 8h às 18h

Local: Centro Experimental do Instituto Biológico - Rod. Heitor Penteado, Km 3 - Vila Brandina, Campinas, SP

Por Teresa Paranhos

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Assessoria Imprensa

Telefone: (19) 3045.3350