Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
29/07/2015

Curso habilita engenheiros agrônomos e florestais para emissão de CFO.

Será realizado de 03 a 06 de agosto, no Centro Experimental do Instituto Biológico em Campinas o 41º curso para habilitação de engenheiros agrônomos e florestais da iniciativa privada para emissão do certificado fitossanitário de origem (CFO) e consolidado (CFOC).

A coordenação é da Secretaria de Agricultura e Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e será realizado do Instituto Biológico, órgão da Secretaria. Tem a finalidade de atender normas técnicas de certificação fitossanitária, ditadas pelas Instruções Normativas do Mapa de nºs 54 e 55, de 04 de dezembro de 2007 e demais legislações específicas das pragas que serão contempladas na programação.

Como informa Cristina Abi Rached Iost, engenheira agrônoma da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e uma das coordenadoras do curso, “a programação contempla todas as pragas quarentenárias (A2) presentes, bem como as pragas previstas em legislações específicas do estado de São Paulo, no que rege a sanidade na produção de material de propagação de citros, café e seringueira. Considerando a relevância do Estado na exportação de citros, também foram incluídas nesta programação as pragas exigidas pelas Organizações Nacionais de Proteção Fitossanitária (ONPF) dos países importadores de frutas cítricas do Brasil”.

Também serão abordados temas específicos de defesa fitossanitária, norteados pela legislação como: sistema de certificação fitossanitária vegetal, trânsito de plantas, permissão de trânsito vegetal, unidade de consolidação e legislações específicas.

Para Vicente Paulo Martello, diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal “a habilitação de profissionais da iniciativa privada além de atender a legislação internacional e viabilizar a exportação para outros países e estados, permite a rastreabilidade do produto”.

O CFO é o documento que garante a certificação de origem dos produtos e subsidia a Defesa Agropecuária na emissão da permissão de trânsito, que possibilita ao produtor comercializar seus produtos para outros estados e para exportação. É emitido por profissionais da iniciativa privada, em suas respectivas áreas de competência, após aprovação em cursos para habilitação de responsáveis técnicos específicos.

Informações disponíveis no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – www.defesaagropecuaria.sp.gov.br

SERVIÇO:

40º curso para habilitação de engenheiro agrônomo e florestal da iniciativa privada para emissão do CFO e CFOC no estado de São Paulo.

Data: 03 a 06 de agosto de 2015

Horário: 8h às 18h

Local: Centro Experimental do Instituto Biológico - Rod. Heitor Penteado, Km 3 - Vila Brandina, Campinas, SP

Por Teresa Paranhos

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Assessoria Imprensa

Telefone: (19) 3045.3350