Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
19/08/2015

Fernando Gomes Buchala é o novo coordenador da Defesa Agropecuária

O médico veterinário Fernando Gomes Buchala é o novo coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável pela sanidade animal e vegetal no estado de São Paulo. A nomeação foi publicada nesta terça-feira, 18/08, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Fernando Gomes Buchala, 50 anos, é graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1989. Tem mestrado e doutorado em medicina veterinária preventiva pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus Jaboticabal nos anos de 2003 e 2008, respectivamente, e pós-doutorado em epidemiologia pela Universidade da Geórgia - EUA, 2012/1013.

Ingressou na Secretaria por concurso público em novembro de 1992 junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de São José do Rio Preto no qual foi responsável pelas ações de defesa sanitária animal nos municípios da regional e assistente de planejamento. Em 2009 assumiu a diretoria do EDA onde permaneceu até 2012.

Na sede da Coordenadoria, em Campinas, coordenou o Programa Estadual de Sanidade Avícola de 1997 a 2009, tendo sido assistente de planejamento junto ao Centro de Defesa Sanitária Animal e o Grupo de Defesa Sanitária Animal. Desde 2013, exercia a função de coordenador substituto da Defesa Agropecuária.

Buchala participou e participa de vários grupos e comissões de trabalho, como a Comissão Técnica de Avicultura, Câmara Setorial de Aves e Ovos, Grupo Especial de Atenção a Enfermidades Emergenciais, Comitê Estadual de Sanidade Avícola e o Plano de Prevenção da Influenza Aviária.

Foi delegado da delegacia do Conselho Regional de Medicina Veterinária em São José do Rio Preto nos anos de 2008 e 2011 e assessor regional de agosto de 2014 a julho de 2015.

Por Teresa Paranhos

Outras informações

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Assessoria Imprensa

Telefone: (19) 3045.3350