Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
29/04/2015

Geysa Josefina Pala Ruiz recebe hoje (29/04) a medalha “Fernando Costa”, concedida pela AEASP.

A engenheira agrônoma Geysa Josefina Pala Ruiz, recebe hoje (29/04), o prêmio “Mérito Agronômico - Medalha Fernando Costa, na categoria Defesa Agropecuária, concedido pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) aos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do setor agrícola em 2014.

A medalha é entregue desde 1991 para os destaques em iniciativa privada, ensino, pesquisa, assistência técnica e extensão rural, ação ambiental e defesa agropecuária. A cerimônia acontece durante a tradicional solenidade da Deusa Ceres, na Agrishow, no auditório do Centro de Convenções do Centro de Cana/Apta, em Ribeirão Preto-SP.

Geysa é formada pela Unesp/Jaboticabal-SP, em julho de 1979, ano em que também iniciou a como docente de matérias técnicas no Colégio Agrícola de Monte Aprazível até agosto de 1981.

Em 03/08/81, ingressou na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), iniciando suas atividades como extensionista na Delegacia Agrícola de Fernandópolis. Em fevereiro de 1982, assumiu a área de Defesa Sanitária Vegetal das regionais de Jales e Santa Fé do Sul e, em outubro de transferiu-se para a Casa da Agricultura de José Bonifácio, atuando na área de extensão rural e defesa vegetal, com ênfase para manejo integrado de pragas (MIP) nas culturas de algodão e citros e, em especial no combate ao cancro cítrico.

Foi chefe da Casa da Agricultura de José Bonifácio de janeiro de 1987 a janeiro de 1988, e com a criação do Serviço de Defesa Agropecuária em 1992, foi designada em 1992, diretora técnica no município de Mirassol, função que exerceu até fevereiro de 1997, quando assumiu a assessoria do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de São José do Rio Preto, como assistente na área de defesa vegetal, onde permaneceu até agosto de 2005, quando foi designada para a coordenação e supervisão das ações para o combate ao greening (HLB) no âmbito da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do estado de São Paulo.

Obteve título de especialista em gestão e manejo ambiental em sistemas agrícolas pela Universidade Federal de Lavras-MG em 2006. Geysa aposentou-se em maio de 2012.

Assessoria de Imprensa/Defesa Agropecuária | 19 3045.3350 | Teresa Paranhos - - Durante a Agrishow em Ribeirão Preto – 16 - 3911-8763.