Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
16/03/2015

Governador Alckmin anuncia início da operação da PTV-e no estado de São Paulo

Coordenada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) eletrônica vem para facilitar e agilizar a vida do produtor rural

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim anunciam mais uma inovação do Governo do Estado para os produtores rurais paulistas: o início da operação da PTV eletrônica.

Ao utilizar o sistema informatizado, os agricultores ganham agilidade no processo de emissão da PTV. Antes, o documento só podia ser emitido por uma unidade da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Agora, o processo poderá ser feito pelo próprio produtor, a partir de um computador ou mesmo telefone móvel com acesso à internet.

A Permissão de Trânsito Vegetal é necessária para que o estado de São Paulo possa exportar produtos vegetais, que sejam veiculadores de pragas quarentenárias presentes, para outro país ou outro estado da Federação. Também pode ser exigida no trânsito dentro do próprio estado, como é o caso de mudas.

Dessa forma, a emissão da PTV é a conclusão de um sistema de Certificação Fitossanitária cujo objetivo é evitar a disseminação de pragas com potencial de causar danos econômicos (pragas regulamentadas), viabilizando o trânsito de vegetais de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal.

O processo será realizado por meio do sistema GEDAVE (Gestão em Defesa Animal e Vegetal), que já permite a emissão da e-GTA (Guia de Trânsito Animal Eletrônica).

A implantação do GEDAVE e a adoção da PTV eletrônica permitem:

• Mais segurança e controle das pragas

• Melhor gestão da rastreabilidade do trânsito de vegetais

• Mais facilidade de acesso à PTV pelo produtor rural paulista

• Melhor gestão fitossanitária da produção

• Confiabilidade dos produtos de São Paulo

Serviço:

Início da Operação da PTV-e (Permissão de Trânsito Vegetal Eletrônica)

Dia 17/03/2015 às 14 horas

Palácio dos Bandeirantes – Salão dos Despachos - Avenida Morumbi, 4500 – São Paulo – SP

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura e Abastecimento - (11) 5067-0069