Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
05/08/2015

Secretaria realiza seminário sobre influenza aviária em Orlândia

O evento reunirá profissionais, pesquisadores, produtores e representantes do setor avícola das regiões de Araraquara, Barretos, Franca, Orlândia, Ribeirão Preto e Jaboticabal

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, participa na quinta-feira (06/08), do Seminário de atualização sobre Influenza Aviária, que será realizado em Orlândia, às 16h, no Auditório da Morlan, para discutir os riscos de introdução e disseminação do vírus na avicultura do Estado devido às ocorrências no plantel avícola em países do continente americano e asiático.

A avicultura de São Paulo (corte e postura) é a terceira atividade do agronegócio paulista, somente atrás da cana de açúcar e carne bovina. Em função desta importância, o Estado estabeleceu o Plano de Prevenção da Influenza Aviária que será apresentado por Fernando Gomes Buchala, médico veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), que coordena os trabalhos do comitê instituído pelo governador Geraldo Alckmim para a elaboração do plano com o objetivo de mitigar os riscos da introdução da doença e a proteção da saúde humana. “Nos Estados Unidos já são 222 focos, com mais de 48 milhões de aves atingidas pela doença, causando elevação no preço dos ovos e da carne de frango”, disse Buchala.

O evento é organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Associação Paulista de Avicultura (APA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com a participação de profissionais da área, pesquisadores, produtores e representantes do setor dos municípios que compõem os Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) de Araraquara, Barretos, Franca, Orlândia, Ribeirão Preto e Jaboticabal.

NÚMEROS:

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Estado de São Paulo liderou a produção de ovos em 2014, com 851,3 milhões de dúzias, cerca de 30% do total nacional, sendo que a cidade de Bastos é a maior produtora do Estado e do Brasil - Responde por 40% da produção estadual e por 15% da produção nacional; São Paulo exportou 308,5 mil toneladas de carne de frango em 2014, quantidade 7,3% maior que a do ano anterior, com valores de US$ 556,4 milhões, superior em 5,45%, em relação a 2013; e o maior exportador nacional de material genético (ovos férteis de galinha).

Estão cadastrados no Estado (dados do Gedave): 3.095 estabelecimentos de frangos de corte; 421 estabelecimentos de postura comercial; e 277 estabelecimentos de reprodução (fornecedores de materiais genéticos).

O plano de prevenção de São Paulo está disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e contem todas as informações: http://www.defesaagropecuaria.sp.gov.br/influenza-aviaria/plano-de-trabalho/

SERVIÇO:

Seminário de atualização sobre Influenza Aviária

Dia 6 de agosto de 2015, a partir das 16h

Local: Clube da Morlan, Rua 20, s/nº - Orlândia-SP

Por Teresa Paranhos

Mais informações:

Assessoria Imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Telefone: (19) 3045-3350