Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
06/01/2016

Abatedouro de aves de Itapuí recebe certificado de inspeção da Secretaria

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo entregou o certificado de registro nº 1514 no Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp), na categoria abatedouro de aves e pequenos animais ao estabelecimento Avícola Santa Cecília, do município de Itapuí. A entrega foi feita pelo diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa), o médico veterinário Cesar Daniel Krüger, acompanhado pelo diretor do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Jaú, Márcio Luiz Felix, que também responde pelo serviço de inspeção do EDA.

Felix fez a abertura do livro de registro junto ao responsável técnico do estabelecimento, médico veterinário Bráulio Paleari, e a entrega do certificado à proprietária Neusa Fachim Prado, na presença de seus filhos e sócios Renato, Ricardo e Marina Fachim Prado, do gerente industrial André Gatto e do consultor da empresa, Celso Fernandes Joaquim. A partir disso, o estabelecimento se tornou apto a produzir e comercializar os produtos com o registro de inspeção de São Paulo.

Krüger destacou o interesse e o compromisso do estabelecimento em produzir com qualidade e dentro das normas de sanidade e higiene preconizadas no Estado. “Em nome do secretário Arnaldo Jardim e do coordenador da Defesa Agropecuária, Fernando Buchala, cabe-me ressaltar que acreditamos na seriedade deste estabelecimento em consolidar o nome do SISP para ser sempre uma marca de alimentos produzidos com qualidade, em respeito aos direitos do consumidor”, disse Krüger. E salientou: “Queremos que vocês tenham orgulho do selo SISP e também queremos ter orgulho de vocês pela nossa inspeção”.

Neusa destacou que o estabelecimento é um sonho e uma realização da família há quase 40 anos. “Iniciamos nossa vida na agricultura e, em 1967, registramos o estabelecimento. Em 1974, aderimos ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). A resolução de buscar o SISP decorre de nossa abrangência, pois nossos produtos não ultrapassam as fronteiras do Estado de São Paulo, não havendo necessidade do SIF”.E acrescentou, “estamos tranquilos e felizes pela atitude tomada e por termos vocês como parceiros”.

A Avícola Santa Cecília se dedica à produção de frango inteiro resfriado/congelado e cortes (coxa, sobre coxa, peito asa, filé, etc). Renato Fachim Prado disse que “a empresa tem um projeto para 2016 que é a área de embutidos temperados e processados. Temos 632 funcionários na matriz e filial, devendo aumentar com a linha de processados no próximo ano. Inicialmente vamos transformar 30% do nosso abate. A nossa capacidade de abate liberada é 64 mil aves dias. Vamos fazer processamento inicial de 20 a 30% desse frango abatido”.

Renato também destacou que o grupo está muito tranquilo com o registro no SISP, pela sua proximidade, agilidade e rapidez nas decisões, sem contar que São Paulo é o maior consumidor do Brasil. “Pretendemos atender bem em casa, regionalizado”, destacou.

A Defesa Agropecuária é o órgão da Secretaria de Agricultura responsável pelo registro dos estabelecimentos e dos produtos e subprodutos de origem animal (carne, leite, ovos e mel) para comercialização com o selo Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP), no Estado. Estes estabelecimentos são inspecionados regularmente por sua equipe de médicos veterinários.

Por Teresa Paranhos

Outras informações

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Assessoria Imprensa

Telefone: (19) 3045.3350