Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
04/07/2016

Estado de São Paulo vacinou na primeira fase 99,46% de seu rebanho contra a aftosa

O índice de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo durante o mês de maio, quando foram vacinados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses, foi de 99,46%, informa a Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O rebanho bovídeo nesta faixa etária é de 4.543.182 cabeças. Os dados são do relatório de fechamento da etapa no Sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave).

“Nesta etapa, 111.290 propriedades declararam a vacinação de 4.518.598 bovídeos, o que totaliza 99,46% dos animais envolvidos na etapa. As equipes da Defesa no Estado, durante o mês de maio, realizaram 1.039 vacinações assistidas, com 38.026 bovídeos vacinados e 53 vacinações foram fiscalizadas, com 1.734 bovídeos vacinados”, informou o médico veterinário da Secretaria, Hugo Leonardo Riani Costa, que na Defesa Agropecuária responde pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa.

O Estado de São Paulo vem obtendo índices superiores a 99 por cento nas últimas campanhas no mesmo período. Esse índice é considerado excelente, visto que a vacinação é realizada pelos produtores. Aqueles que deixaram de vacinar ou informar a vacinação estão sendo visitados pela Defesa Agropecuária.

A vacinação e a comunicação da vacinação no Estado de São Paulo são obrigatórias. Deixar de vacinar implica em autuação de 5 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) por cabeça. Deixar de comunicar a vacinação implica em multa de três Ufesps. O valor de cada unidade é 23,55 reais.

A próxima etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será realizada durante o mês de novembro, quando todos os animais do rebanho bovídeo deverão ser vacinados.Abaixo os índices de vacinação de bovídeos nas últimas etapas de vacinação no Estado de São Paulo.

Por Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Telefone: (19) 3045.3350