Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
28/06/2016

Fórum Regional sobre Controle e Prevenção do Besouro das Comeias (Aethina tumida) é realizado em Botucatu-SP

O Fórum Regional sobre Controle e Prevenção do Besouro das Comeias (Aethina tumida) será realizado quarta-feira (29/06), das 17h00 às 20h30, em Botucatu, para debater com apicultores do município e da região, as questões que envolvem o besouro que ataca as colmeias. Será uma oportunidade para os apicultores obterem informações sobre os riscos, a prevenção, o controle e a melhoria genética.

No Brasil a primeira notificação do besouro Aethina tumida foi feita à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em 23 de dezembro de 2015 quando foi relatada à Coordenadoria de Defesa Agropecuária a presença de coleópteros em uma colmeia capturada na natureza em meados de março de 2015, no município de Piracicaba. Os besouros infestam, principalmente, colmeia de abelhas da espécie Apis mellifera.

As equipes da Defesa Agropecuária estão realizando inspeções e o cadastramento dos produtores e apiários do Estado. “O apicultor deve colaborar e informar o órgão de Defesa Agropecuária da região a qualquer anormalidade observadas em suas colmeias como, por exemplo, a presença de larvas ou de besouros”, disse o médico veterinário da Secretaria, José Eduardo Alves de Lima, que responde pelo Grupo de Defesa Sanitária Animal, na Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

O evento é gratuito e será realizado no Escritório Regional do Sebrae em Botucatu.

Palestras:

- Controle e sanidade apícola e como pode influenciar as exportações – Jean Guilherme Joaquim (Mapa)

- Aethina tumida - o pequeno besouro das colmeias – Identificação no Brasil, biologia, riscos e prevenção – pesquisadora Érica Teixeira (Apta/SAA)

- A importância da seleção genética na apicultura – Paulo Forti (Zapata Consultoria)

- Ações da Defesa Sanitária Animal de São Paulo no combate ao escaravelho das colmeias Aethina tumida – Elio Savazaki (Defesa Agropecuária/SAA)

- O Papel da Coordenadoria de Defesa Agropecuária como órgão oficial executor de ações de Defesa para garantir a sanidade, o agronegócio e a saúde pública – Jose Eduardo Alves de Lima (Defesa Agropecuária/SAA)

- Mesa redonda para discussões e dúvidas – Mediador: Prof. Ricardo Orsi (Unesp).

SERVIÇO:

Fórum Regional sobre Controle e Prevenção do Besouro das Comeias (Aethina tumida)

Dia: 29 de junho de 2016 – das 17h00 às 20h30

Local: Sebrae-SP – Escritório Regional de Botucatu - Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro - Botucatu - SP

Informações e inscrições gratuitas: Sebrae-SP Botucatu: (14) 3811-1710 ou Casa da Agricultura de Itatinga: (14) 3848-1433

Por Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Telefone: (19) 3045.3350