Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
01/08/2016

Inscrições abertas para a 1ª Conferência Anual dos Médicos Veterinários Habilitados para emissão de GTA em São Paulo

As inscrições para a 1ª Conferência Anual de Médicos Veterinários Habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a emissão da guia de trânsito animal (GTA) no estado de São Paulo serão abertas nesta segunda feira (01/08), a partir das 15 horas, através do site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, no endereço http://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/eventos/?action=conferenciaHabilitadosGta (ou clicando em “Eventos” na página inicial).

A conferência, que é gratuita e exclusiva para os habilitados, será realizada em datas e locais diferentes, ficando a cargo do habilitado escolher a melhor data e local para a participação que é obrigatória e estabelecida pela Instrução Normativa (IN) do Mapa, nº 22, de 20 de junho de 2013. A não participação implica em cancelamento da habilitação para a emissão da GTA.

O evento será realizado em três regiões do Estado: em São Paulo, Capital, de 30 de agosto a 02 de setembro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV); em Araçatuba de 04 a 07 de outubro no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado e, em Ribeirão Preto, de 08 a 11 de novembro, no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA).

No primeiro dia é direcionado aos habilitados de aves e ovos férteis, no segundo dia para habilitados de egresso, no terceiro para habilitados de equídeos e no quarto dia para habilitados de suídeos, animais de laboratório, animais aquáticos, animais e aves silvestres.

“O estado de São Paulo possui hoje um total de 458 médicos veterinários habilitados, sendo que 132 para a emissão de GTA para aves e ovos férteis; 181 para animais egressos de eventos de concentração de animais; 118 para equídeos e 27 para suídeos, laboratório, animais aquáticos e aves silvestres. Essa conferência é importante para atualizar e nivelar os procedimentos e uma oportunidade do habilitado tirar alguma dúvida, caso exista”, informou o médico veterinário da Secretaria, Jesualdo Gonçalves Filho, do Programa de Habilitação de Médicos Veterinários Privados, da Defesa Agropecuária.

O veterinário informou ainda que a habilitação de novos profissionais médicos veterinários para o Estado de São Paulo deverão ocorrer no primeiro semestre de 2017.

A habilitação é concedida aos profissionais médicos veterinários privados após realização de curso/treinamento especifico promovido pelo Mapa em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária para atuarem na área de defesa sanitária animal no Estado.

Por Teresa Paranhos

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Telefone: (19) 3045.3350