Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
17/03/2016

Novos estabelecimentos recebem registro do (SISP)

Sete novos estabelecimentos de produtos de origem animal iniciam suas atividades com o registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP), de competência da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

“Para produzir produtos de origem animal é preciso ter um estabelecimento registrado junto aos órgãos de inspeção do município, do Estado ou junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que nesse caso pode autorizar o estabelecimento a exportar. Cada produto também deve ter seu registro e seguir normas rígidas de fabricação e higiene que são periodicamente inspecionadas pelos órgãos oficiais, para não colocar em risco a saúde do consumidor, disse o médico veterinário da Secretaria, Cesar Daniel Krüger, que na Defesa Agropecuária responde pelo Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa).

“O registro no SISP é uma indicação de que o estabelecimento faz o produto de acordo com normas que garantem a qualidade para o consumidor. A vigilância sobre a saudabilidade dos alimentos é uma determinação do governador Geraldo Alckmin”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

A instalação da inspeção estadual é uma cerimônia importante e esperada pelos proprietários dos estabelecimentos. Por isso, estas instalações são realizadas pelo diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa), acompanhado do diretor e do médico veterinário do Escritório Regional de Defesa Agropecuária (EDA) que acompanha todo o procedimento para a realização do registro, além de outros funcionários do EDA. “Na data estabelecida é feita a verificação final para a entrega do título de registro do SISP e do certificado de produtos ao proprietário, na presença do médico veterinário responsável técnico (RT) do estabelecimento, que responderá sobre os procedimentos técnicos diários da produção, além de outros convidados do proprietário” explicou.

O SISP 1527 foi implantado no entreposto de pescado Talita Tameirão Silva Peixes, no município de Santa Clara D´Oeste, região do EDA de Jales, onde serão produzidos 6 mil quilos de filé de tilápia por dia, que serão comercializados com o nome fantasia Supreme do Brasil.

O SISP 1522 foi entregue ao Frigorífico Alfa, que é um matadouro frigorífico de bovinos, instalado no município de São João do Pau D´Alho, região do EDA Dracena, com capacidade de até 30 bovinos por dia.

O SISP 1525 para a fábrica de conservas Paulista Alimentos, autorizada a produzir 800 quilos/dia, no município de Inúbia Paulista, EDA de Tupã e o SISP 1528 foi entregue ao entreposto de carnes e derivados J. E. Rissi Alimentos, em Bauru, município sede do EDA de mesmo nome, autorizado a produzir dois mil quilos por dia de produtos cárneos.

O abatedouro de aves D. J. Comércio de Aves, com sede no município de Cerqueira César, região do EDA de Avaré recebeu o SISP 1523 para comercializar frangos e cortes resfriados com o nome fantasia Frango Divino e capacidade de até 5 mil frangos por dia.

O estabelecimento Villa Costina Frangos que recebeu o certificado SISP número 1524 é a primeira graxaria com inspeção estadual e fica em São José do Rio Pardo.

Graxaria é o termo utilizado para designar as empresas que processam penas, ossos, gorduras, sangue, subprodutos de açougues, de peixarias, de salsicharias, subprodutos de matadouros de bovinos, aves, suínos e outros animais. Elas transformam esses subprodutos em farinhas que são utilizados na produção de rações para criação de animais ou adubo e também de óleos não comestíveis que são usados para diversos fins.

O SISP 1526 foi implantado no Entreposto de Carnes São Judas Tadeu, no município de Jundiaí, na região do EDA de Campinas, onde serão produzidos 5 mil quilos por dia de cortes cárneos de bovinos, suínos e frango.

Com a instalação de mais esses estabelecimentos, estão registrados no estado de São Paulo 589 estabelecimentos com a inspeção da Secretaria, totalizando o registro para a produção de 7.027 produtos e subprodutos de carne, leite, ovos e mel.

A lista de estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) está disponível na página da Coordenadoria de Defesa Agropecuária na internet http://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/sisp/Lista_de_Estabelecimentos_Registrados_no_SISP_CDA_CIPOA_Fev-2016.pdf

Por Teresa Paranhos

Outras informações

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Coordenadoria de Defesa Agropecuária

Telefone: (19) 3045-3350