Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
11/03/2016

Secretaria lança Consulta Pública para ouvir sugestões em Boletim de Conservação do Solo e da Água da Cultura da Cana-de-açúcar

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está lançando uma Consulta Pública para ouvir especialistas da área técnica e produtores do setor sucroalcooleiro paulista para o conteúdo do Boletim “Recomendações Gerais para Conservação do Solo e Água na Cultura de Cana-de-açúcar”, uma publicação que trará importantes atualizações na legislação, nos conceitos de classificação e nas práticas do segmento. Por isso, entre os dias 11 e 25 de março de 2016, o texto elaborado por um grupo técnico da Pasta estará disponível no endereço (http://www.iac.sp.gov.br/conservacaosolo/pdfs/recomendacoes_gerais_para_a_conservacao_do_solo_na_cultura_de_cana.pdf), o que permitirá a todos os interessados fazer sua leitura e enviar sugestões para enriquecer o material.

As manifestações recebidas serão analisadas pela equipe da Secretaria e poderão ser incluídas na versão final do material, que será lançada oficialmente em 15 de abril, Dia Nacional da Conservação do Solo, durante um evento do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas.

O grupo técnico que elaborou o Boletim é composto por representantes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA); da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati); do Polo Regional de Piracicaba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta); do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, e da Assessoria Técnica do Gabinete da Secretaria.

“A Secretaria propôs uma atualização das recomendações de conservação do solo e da água nas áreas cultivadas de cana pois esta cultura apresentou alterações muito significativas em seu sistema de produção, principalmente devido à eliminação da queima da palha e à mecanização da colheita. Também se soma a isso o fato do cultivo da cana ser uma das atividades de maior ocupação das áreas agricultáveis”, explicou o assessor técnico da Secretaria, José Luiz Fontes.

Para elaborar o boletim, o grupo realizou visitas a campo e contou com a colaboração de pesquisadores e acadêmicos de diversas instituições como a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), por meio de pesquisadores dos campi de Jaboticabal e Ilha Solteira, além de técnicos especialistas de empresas como a AGinfo, Agrícola Rio Claro, Agrícola Ouro Verde e Grupo Ioshida. A elaboração do boletim envolveu ainda a aplicação de um questionário aos técnicos do setor sucroalcooleiro na área da conservação do solo e água.

“Com esta iniciativa, queremos orientar os produtores sobre as melhores práticas que, além de promover a preservação dos recursos naturais, melhorem a produtividade da cultura, além de aproximá-los ainda mais da pesquisa e das ações desempenhadas pela Secretaria na promoção da produção e na preservação e do ambiente. Estamos seguindo as determinações do governador Geraldo Alckmin”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, lembrando que o Estado de São Paulo a cana ocupa cerca de 5,73 milhões de hectares, o equivalente a 30% do total da área agricultável no Estado de São Paulo, que o maior produtor nacional.

“Nesta nova safra, que tem início neste mês, serão processados 625 milhões de toneladas de cana, com produção de 33,8 milhões de toneladas de açúcar e 28,1bilhões de litros de etanol. Neste sentido, é crucial a geração de conhecimento, sua disseminação e sua adoção na forma das melhores práticas de produção e de preservação dos recursos naturais deste importante ativo social gerador de emprego e renda do nosso Estado”, afirmou.

Por Paloma Minke

Outras informações

Assessoria de comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Tel.: (11) 5067-0069