Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
03/04/2017

Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos ENFISA 2017 é realizado em Campos do Jordão

Evento busca aprimorar a fiscalização de agrotóxicos no Brasil

Teve início nesta manhã a 15ª edição do Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos em Campos do Jordão, São Paulo. O evento acontecerá até a próxima sexta-feira e reúne representantes de órgãos de defesa sanitária vegetal de todos os estados, além do Distrito Federal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e entidades de representação do setor privado para discutir importantes temáticas.

Entre os assuntos que serão debatidos se destacam o diagnóstico de fiscalização, com ênfase na eficácia da fiscalização no comércio interestadual de agrotóxicos, o tratamento de informações advindas das fiscalizações e o lançamento e discussão da pesquisa Delphi sobre os procedimentos para cadastro de estabelecimentos que comercializam agrotóxicos e afins.

\"Esses temas foram definidos em função do evento do ano passado e dar continuidade ao assunto de tecnologia da informação, tratamento de que as informações vindas das fiscalizações e explicar como funciona do lado do estado todos esses tópicos. Dar continuidade também na questão das análises fiscais de resíduos, como é tratado a liberação de um produto, e a questão da governança, da gente colocar como todos têm que trabalhar juntos para fazer o sistema de defesa funcionar\", destaca Rafael de Melo Pereira, membro da comissão organizadora do ENFISA e representante da Coordenadoria de Defesa Agropecuária de São Paulo.

Durante a mesa de abertura, José Reinaldo, do Sistema Confea/Crea, ressaltou a importância da realização do evento e das temáticas discutidas em cada edição. “A necessidade de unir esforços e alinhar procedimentos é crescente. A participação do sistema Confea/Crea entende o Enfisa como o espaço mais importante para que isso ocorra”.

A fala foi compartilhada por Eutália Alves, da Agência de Defesa Sanitária de Rondônia, que ainda a acrescentou a visível melhora nos serviços de fiscalização ao longo dos anos graças ao evento. “Ao longo das edições do Enfisa, é notável o amadurecimento dos serviços de fiscalização. Ainda há muito a avançar, mas estamos no caminho certo. Nós sempre saímos do Encontro maiores do que entramos, ao aprender com as experiências positivas e inovadoras dos outros”.

A realização e importância do evento também foi defendida por Filomena Carvalho, da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão: “A integração e troca de experiências que o Enfisa promove gera melhorias para a fiscalização de agrotóxicos no Brasil e isso justifica plenamente sua realização”.

Informações sobre o Enfisa 2017 podem ser acompanhadas através das redes sociais e pelo aplicativo oficial do evento, ou acesse: http://app.vc/enfisa2017

Por Teresa Paranhos (com informações da assessoria de imprensa do evento)