Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
28/04/2017

Mário Sérgio Tomazela é homenageado pela AEASP como destaque em Defesa Agropecuária

O engenheiro agrônomo Mário Sérgio Tomazela, coordenador-adjunto da Coordenadoria de Defesa Agropecuária será homenageado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) com a medalha “Fernando Costa”, concedida aos profissionais que dignificaram a agricultura e a agronomia em 2016, como destaque em Defesa Agropecuária.

Tomazela disse que se sente honrado em estar recebendo o prêmio e que “é um incentivo para continuar trabalhando pela valorização da defesa agropecuária e do agronegócio do estado de São Paulo”.

Tomazela é graduado pela Universidade Estadual Paulista - campus de Ilha Solteira (1990), com mestrado e doutorado em tecnologia de aplicação de defensivos pela Faculdade de Ciências Agronômicas Unesp de Botucatu.

Ingressou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, junto ao Departamento de Defesa Agropecuária em 1993. Foi diretor da Defesa Vegetal do Estado e coordenador da equipe de profissionais responsável pela elaboração de projetos jurídicos (legais) voltados à segurança fitossanitária do agronegócio paulista de 1999 a 2012.

Atuou no desenvolvimento de programas relacionados à certificação fitossanitária de produtos de origem vegetal; gerenciamento e Implantação de programas relacionados ao combate de pragas e doenças (cancro cítrico, greening, morte súbita dos citros, sigatoka negra, sistemas de produção de mudas e programas de certificação fitossanitária; e no gerenciamento de convênios firmados entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Participou de comissões especiais designadas pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento como membro do grupo de trabalho de diretrizes para erradicação da praga Helicoverpa armigera; foi presidente da comissão técnica de citricultura; membro da comissão especial para o desenvolvimento das diretrizes de combate da ferrugem da soja; da comissão técnica de citricultura; da comissão técnica de sementes, mudas e matrizes; da comissão de organização do 8º Encontro Nacional de Plantio na Palha; da comissão para o manejo da mosca do figo na região de Valinhos; do grupo de trabalho para elaboração de procedimentos para fiscalização do comércio de sementes e mudas; e do grupo de trabalho para elaboração da minuta de lei estadual de defesa sanitária vegetal.

A nível federal participou como membro das comissões: Canecc (Campanha Nacional de Erradicação do Cancro Cítrico); da comissão técnica de batata-semente; e gerente dos convênios estabelecidos entre a Secretaria da Agricultura e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

É autor de 42 publicações de relevância, inclusive em âmbito internacional, dentre as quais destacam-se os assuntos sobre: tecnologia de aplicação de defensivos; processos de certificação de produtos agrícolas destinadas à exportação e sistemas de mitigação de riscos de pragas.

A medalha “Fernando Costa” é entregue desde 1991 para os profissionais com destaques em iniciativa privada, ensino, pesquisa, assistência técnica e extensão rural, ação ambiental e defesa agropecuária.

A cerimônia de entrega acontece durante a tradicional solenidade da Deusa Ceres, na Agrishow, no auditório do Centro de Convenções do Centro de Cana/Apta, em Ribeirão Preto-SP, no dia 3 de maio, às 16 horas.

Por Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

19 - 3045.3350