Coordenadoria de Defesa Agropecuária no Brasil
Postado em 30/11/2022 às 14h35 | Por Assessoria de Comunicação CDAA participação técnica da Defesa Agropecuária em eventos pelo Brasil
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) continua atuando em diversas partes do país. São participações em congressos, palestras e apresentações em eventos relacionados às sanidades animal e vegetal e demais atividades que visam o aprimoramento de quem defende a sustentabilidade do agronegócio paulista.
Em novembro a Defesa esteve em:
I Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária
Entre os dias 16 e 19, as médicas-veterinárias Maria Carolina Guido e Rosa Ferreira Odorizzi estiveram em Brasília para participarem da “I Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária”. A atividade, realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), teve como objetivo, fortalecer o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) que, por via educativa, promove a sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos agropecuários e seus derivados.
Na ocasião, Maria Carolina esteve como diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN) e Rosa Odorizzi como integrante de Grupo de Trabalho que aborda o bem estar animal, além de diretora substituta do DECESUN.
Segundo as participantes, foram apresentadas as experiências de educação e comunicação de diferentes entidades como o Programa Nacional de Educação Ambiental do IBAMA, Plano Nacional da Funasa na educação em saúde, a experiência da Secretaria de Agricultura Familiar na formação de rede de comunicação interagências e na educação digital e a experiência de comunicação de risco na tragédia de Brumadinho.
Ainda de acordo com relatos, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para analisar a IN 28 de 15 de maio de 2008 que instituiu o PROESA e a SEÇÃO IV do DECRETO 5.741 de 2006, que organiza o SISTEMA UNIFICADO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA - SUASA e a partir das análises e argumentações, construir um conteúdo inovador para realizar a atualização do PROESA e sugerir a estruturação do programa considerando as instâncias do SUASA, definir as principais linhas de atuação e as prioridades do PROESA.
“Foi uma experiência muito rica a integração entre os diferentes Estados e instituições. Importantes e experientes representantes da educação sanitária do país, como Dr. Carlos Albuquerque, Dr. Clóvis Improta e Dra. Rosa Antunes abrilhantaram essa oficina e puderam transferir um pouco de seu conhecimento para nova geração de educadores sanitários”, comentou Maria Carolina.
“Através das discussões promovidas, foi possível a construção de um conhecimento, contendo os avanços, desafios, propostas de melhoria, ações a serem realizadas, definição de alguns indicadores, prazo e responsáveis para a concretização da construção do Proesa”, acrescentou Rosa.
Exercício Simulado de Emergência Zoossanitária em Peste Suína Africana
Entre os dias 18 e 27, o médico-veterinário Artur Felício esteve presente no "Exercício Simulado de Emergência Zoossanitária em Peste Suína Africana" realizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC). O exercício simulou a ocorrência de um foco de peste suína africana, doença que não é registrada no Brasil desde a década de 80, mas que teve focos registrados na América Central em 2021.
A CDA, assim como demais órgãos oficiais de defesa agropecuária no país, têm adotado diversas ações para prevenir a introdução da doença em território nacional.
Durante o simulado, foram feitas vistorias em propriedades rurais, inspeção de animais, colheita de materiais para exames laboratoriais e fiscalização de trânsito.
"Foi uma experiência engrandecedora ter participado desse exercício simulado representando a CDA. Tivemos condições de colocar em prática ações estratégias e táticas do Plano de Contingência dessa enfermidade. A rede de contatos estabelecida junto às agências agropecuárias de vários Estados do país", disse Artur.
Por Felipe Nunes