Perfil CDA: José Pasquino Anselmo
Postado em 30/11/2022 às 16h04 | Por Assessoria de Comunicação CDANesta edição, conheceremos um pouco sobre o Técnico de Apoio Agropecuário José Pasquino Anselmo, carinhosamente conhecido como "Paçoca", da Unidade de Defesa Agropecuária de Conchal, da CDA Regional de Mogi Mirim.
Nascido em 16 de novembro de 1949 e natural de Pirassununga (SP), José reside atualmente em Conchal (SP), é casado com Maria Ignez Refundi Anselmo, é pai de Ana Laura Refundi Anselmo que é casada com Flávio e avô de Julia, de nove meses. Ingressou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em 1967, trabalhando inicialmente no DEMA (Departamento de Engenharia Mecânica Agrícola), em Pirassununga (SP). Posteriormente passou a trabalhar no Departamento de Defesa Agropecuária, que na época pertencia à CATI e em 1998, com a criação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, passou a compor seu quadro, sendo classificado na Unidade de Defesa Agropecuária de Conchal, onde trabalha até hoje.
Na Unidade de Defesa Agropecuária de Conchal, além do atendimento ao público, José também realiza fiscalização de viveiros de mudas cítricas e barracões de laranja, vacinação assistida nas Campanhas de Combate à Febre Aftosa e Brucelose, fiscalização de Frigoríficos e lojas de produtos veterinários.
De acordo com Guilherme Corrêa Lima, engenheiro agrônomo, da CDA Regional de Mogi Mirim, José (Paçoca) é uma pessoa alegre e um servidor muito experiente e prestativo. “O Paçoca é uma pessoa bastante alegre e extrovertida, está sempre animado e disposto para o trabalho. Como funcionário e colega de trabalho não há nada que o desabone, é pontual , está sempre disposto a trabalhar e é engajado no que faz, trabalha bem tanto na área vegetal quanto na área animal e se relaciona bem com todos na regional. Para ele não tem tempo ruim, se tiver que trabalhar o dia todo em baixo de sol fazendo inspeção em pomar ou contando gado para vacinação assistida, está lá sempre disposto a fazer o que for necessário para desempenhar o seu papel da melhor forma possível, sempre com energia de sobra. É uma inspiração tê-lo como colega, além de possuir um vasto conhecimento na área de defesa agropecuária”, disse ele.
Já para Georgia Rocha Vilela, engenheira agrônoma, da CDA Regional de Ribeirão Preto, José (Paçoca) é um excelente profissional e uma pessoa fantástica “Paçoca é um excelente técnico e profissional, com uma experiência muito relevante e importante para a SAA. Generoso e paciente em transmitir seu conhecimento. Orientou e ensinou muito à mim e à muitos outros colegas. E, acima de tudo, o Paçoca é um ser humano fantástico, muito amigo e companheiro no dia a dia da CDA. Por tudo isso, sou muito grata pela oportunidade de conviver tantos anos com ele e aprender pelo exemplo”, disse ela.
Além de ser um profissional muito experiente, José também gosta de pescar e assistir filmes. Perguntado sobre os planos para o futuro, José respondeu: “Quero viver para ver minha neta crescer e poder dar apoio a ela”.
Em 30 de novembro de 2021, José recebeu uma homenagem da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por ser o servidor em atividade, com mais tempo de serviço pela Defesa Agropecuária “Foi uma grande alegria receber essa homenagem e saber que mesmo sendo o servidor em atividade com mais tempo de serviço na Defesa Agropecuária, ainda posso continuar contribuindo com os trabalhos da CDA”.
Com uma experiência admirável, conquistada ao longo dos 55 anos na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, José deixa uma mensagem aos servidores mais novos “Ouçam os servidores mais velhos e aprendam ao máximo com eles, assim como eu sempre fiz”.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo registra aqui o seu agradecimento ao Técnico de Apoio Agropecuário José Pasquino Anselmo pelo empenho, dedicação e comprometimento no desempenho de suas funções, sendo um grande exemplo para todos os servidores.
Por João Baltus