Sampaio assume a Agricultura e trabalhará pela qualidade dos produtos paulistas.
Sampaio assume a Agricultura e trabalhará pela qualidade dos produtos paulistas.
O novo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, assumiu a pasta no dia 02 de janeiro de 2007, na sede da Secretaria, no lugar de Alberto José Macedo Filho. Cerca de 400 pessoas, entre Prefeitos, Vereadores, Deputados, autoridades ligadas ao setor, representantes de entidades e do meio empresarial participaram da cerimônia de transmissão do cargo.
Macedo abriu a cerimônia destacando a importância dos programas desenvolvidos pela Secretaria. "Avançamos muito na geração de tecnologia e na criação de condições para que nossos produtores pudessem crescer e produzir com qualidade” lembrou, salientando que as ações desenvolvidas nos últimos quatro anos nas áreas de extensão, defesa e pesquisa tornaram o Estado de São Paulo ainda mais competitivo.
“Alcançamos marcas muito significativas. Admitimos 382 novos pesquisadores, realizamos concurso para mais 1.016 novos cargos na área de assistência técnica e defesa agropecuária. Na área da extensão rural, o programa de Microbacias Hidrográficas, que é a alternativa paulista para o desenvolvimento sustentável, deu um salto e hoje está presente em mais de 500 municípios. Na área de defesa agropecuária, além dos trabalhos realizados com o setor pecuário para o monitoramento das granjas avícolas e suínas conseguimos atingir, graças ao trabalho do nosso corpo técnico e ao nosso setor produtivo, 10 anos sem registrar um único caso de febre aftosa”, ressalta.
Na seqüência, o recém-empossado Secretário João Sampaio garantiu a continuidade dos programas implantados, assim como o fortalecimento dos pólos tecnológicos agrícolas " É da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo que saem as novas tecnologias, assistência técnica e extensão rural de qualidade, serviços de defesa animal e vegetal, fiscalização dos produtos utilizados na produção e dos alimentos produzidos, atuamos direta e indiretamente na produção, comercialização e distribuição dos alimentos consumidos pela população paulista”.
Sampaio ressaltou a importância do Estado de São Paulo dentro da agricultura brasileira. "São Paulo lidera os valores exportados pelo Agronegócio, lideramos a produção em cana de açúcar, laranja, limão, borracha natural, tomate e flores, somos os maiores em volume de gado abatido e exportado, lideramos em plantios florestais e a avicultura de postura. Temos uma participação muito importante na produção nacional de café, suínos e produtos lácteos. Somos quase 270.000 agricultores paulistas dos quais cerca de 70% têm menos de 50 hectares e 90% estão abaixo dos 200 ha. Os trabalhadores rurais assalariados estão próximos de 600.000 pessoas e desta forma estamos diretamente relacionados com quase um milhão de paulistas que vivem diariamente da nossa agricultura e a fazem líder e muitas vezes modelo para o Brasil”, afirma.
João de Almeida Sampaio Filho, 41 anos, nasceu na capital paulista. Economista e produtor rural nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Paraná, esteve à frente de diversas entidades ligadas ao agronegócio. Foi Presidente da Associação dos Produtores de Borracha do Estado do Mato Grosso e vice-presidente da Associação Paulista do Setor. Ocupou também a presidência da Câmara Setorial Nacional de Borracha e da Comissão Nacional da Borracha da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Foi vice-presidente na Associação Comercial do Estado de São Paulo, Conselheiro da Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto e, desde 2002, ocupa a presidência da Sociedade Rural Brasileira.
Agora, como Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio garante: “Trabalharemos juntos na construção de novos horizontes. Atuaremos, juntos do Governador José Serra, na construção de um estado mais justo e digno, com o crescimento da renda e do emprego na Agricultura Paulista”.