Ação conjunta interdita estabelecimentos avícolas em Embu das Artes - SP.
Ação conjunta interdita estabelecimentos avícolas em Embu das Artes - SP.
86 galinhas e cem quilos de carne de aves foram apreendidos nesta terça-feira (11/02).
Em uma ação conjunta, médicos veterinários e auxiliares técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Vigilância Sanitária de Embu das Artes, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Polícia Militar Estadual e Guarda Civil Municipal, realizaram, na manhã desta terça-feira (11/02), fiscalizações em estabelecimentos avícolas no município de Embu das Artes - SP.
No momento das abordagens foram encontradas 84 galinhas em um dos estabelecimentos e, em outro, duas galinhas. Todas elas não tinham origem e nem documentação. Em um dos estabelecimentos havia a presença de penas, sangue e restos das aves que tinham sido abatidas. A Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, em sua área de competência autuou os estabelecimentos e apreendeu as aves vivas, destinando-as ao abate sanitário.
Também foram apreendidos cem quilos de carne de aves, sem origem e sem inspeção higiênico-sanitária. A equipe da Vigilância Sanitária interditou os estabelecimentos irregulares devido ao risco à saúde pública e deu a destinação adequada aos produtos.
Os estabelecimentos interditados não ofereciam condições de higiene e adequação para o abate e manipulação de aves, o que pode comprometer a saúde do consumidor.
Fotos disponíveis no Flickr defesaagropecuariasp: http://www.flickr.com/photos/defesaagropecuariasp/sets/72157640892159813/
Assessoria de Imprensa da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – 19 – 3045-3350 – Teresa Paranhos – tparanhos@cda.sp.gov.br