AVISO DE PAUTA: Nova sede do EDA de Assis será inaugurada nesta quarta-feira (17/12).
AVISO DE PAUTA: Nova sede do EDA de Assis será inaugurada nesta quarta-feira (17/12).
Nesta quarta-feira (17/12), às 11h30m, será inaugurada a nova sede do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Assis com a presença da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi e do coordenador da Defesa Agropecuária, Heinz Otto Hellwig.
A nova instalação do EDA fica à Rua Via Chico Mendes, 50 – Quinta dos Flamboyants, Assis – SP.
Informações: EDA de Assis, tel.: 18 – 3324.2878, com o diretor técnico do EDA, engenheiro agrônomo Fabiano Fontolan.
Assessoria de Imprensa | Defesa Agropecuária | Teresa Paranhos.
Atividades do Escritório de Defesa Agropecuária de Assis.
O Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Assis é uma das quarenta regionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que é o órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, responsável pela sanidade animal e vegetal em todo o estado de São Paulo. Está situado na região do Vale do Médio Paranapanema, e abrange 16 municípios, incluindo Assis, os quais somam uma área de 6.768.151 km2 e uma população de 259.874 habitantes, segundo dados do IBGE (2010). Além do Escritório situado em Assis, a regional contempla ainda duas IDA’s (Inspetorias de Defesa) localizadas na cidade de Cândido Mota e Paraguaçu Paulista e 7 UDA’s (Unidades de Defesa) em Florínea, Quatá, Palmital. Ibirarema, Campos Novos Paulista, Echaporã, Maracaí.
Na área de atuação do EDA de Assis, a produção agropecuária é diversificada, prevalecendo às explorações de cana-de-açúcar, soja, milho, pastagem, pecuária de corte e de leite. Na agricultura, em menor escala, também merecem destaque ainda as culturas da banana, amendoim, mandioca, café, e arroz irrigado. Na pecuária ressalta-se também a atividade de produção de matrizes de codornas de postura, sendo a empresa Vicami referência nacional nesta atividade, e também pela presença do rio Paranapanema, há destaque também a atividade de piscicultura, com enorme potencial para a aquicultura, inclusive havendo projeto da Apta-SAA nesse sentido. Também estão em andamento projetos de análise para aproveitamento do enorme potencial para as atividades de ovinocultura, suinocultura, avicultura de corte, e de bacia leiteira.
Nossa região é área onde estão avançando as áreas de produção citrícola, o Escritório contribui para o controle de doenças quarentenárias presentes em dois importantes Programas desta Coordenadoria, o Programa de Erradicação do Cancro Cítrico e o Programa de Controle do HLB-Greening, realizando inspeções periódicas em propriedades comerciais e não comerciais presentes na regional. Na área da sanidade vegetal a regional é responsável ainda pela certificação de partidas de diversos produtos agrícolas para o trânsito intra/interestadual e exportação, com maior destaque para laranja e banana. Na atividade de produção de banana, certifica a produção de banana através de acompanhamento da produção dentro dos critérios do Programa de Mitigação de Risco de Sigatoka Negra, garantindo o comércio interestadual desse fruto.
Na atividade de fiscalização do comércio, uso e destinação das embalagens vazias de agrotóxicos e afins, são fiscalizadas 72 revendas de agrotóxicos, todas cadastradas junto a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, os estabelecimentos prestadores de serviço em sua aplicação e as diversas propriedades rurais da região, além dos locais de recebimento das respectivas embalagens vazias de agrotóxicos.
Ainda na área agrícola ressalta-se a grande atuação do Escritório de Defesa Agropecuária de Assis nas Fiscalizações de Uso e Conservação do Solo Agrícola nas propriedades da região, contribuindo para a preservação e melhoria deste elemento que além de patrimônio da humanidade é a base de sustentação de toda a cadeia produtiva relacionada à agropecuária.
Quanto à produção pecuária, ela é mais voltada para produção de carne, possuindo expressiva quantidade de propriedades rurais, em torno de 2.452 propriedades rurais, e bovinos e bubalinos na ordem de 217.545 cabeças. Na última etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa (maio 2014), o índice de vacinação alcançou 100% do rebanho. Isto demonstra eficiência na orientação, execução dos trabalhos perante a classe produtora, consolidando-se como um dos melhores índices registrados no estado de São Paulo. As revendas de produtos veterinários cadastrados são periodicamente fiscalizadas, sendo que 28 revendas comercializam vacinas contra febre aftosa nas campanhas oficiais, maio e novembro. A região possui 02 abatedouros, sendo um de bovinos e outro de frangos que abatem mensalmente 10180 cabeças, e 02 laticínios com volume de processamento anual de 6.000 litros de leite. No âmbito do EDA estão cadastrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) 05 estabelecimentos, de competência da Defesa Agropecuária, os quais são periodicamente fiscalizados por seus médicos veterinários.
A regional atua ainda na fiscalização de eventos de concentração animal. Em 2013 foram realizados 90 eventos. Há um intenso esforço durante os períodos da vacinação de febre aftosa. Além da divulgação e orientação aos produtores, foram realizadas 150 vacinações assistidas em propriedades em 2014. No controle de erradicação de brucelose e tuberculose bovina são monitorados 19 médicos veterinários cadastrados para vacinar bezerras contra brucelose e 6 profissionais habilitados para examinar rebanhos contra ambas as doenças, por serem zoonoses e apresentar risco a saúde humana. Ainda se encontra 01 laboratório que emitem atestados para a Anemia Infecciosa Equina (AIE), sendo que na região se encontra grande número de haras, e que hoje está se destacando como motivador da economia rural esporte e lazer relacionado a esta espécie.