EDA General Salgado autua laticínio por adulteração em data de fabricação.
EDA General Salgado autua laticínio por adulteração em data de fabricação.
Leite já ensacado ainda seria fabricado, podendo colocar em risco a saúde co consumidor.
Técnicos do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de General Salgado-SP encontraram durante fiscalização de rotina em um laticínio de sua regional, pouco mais de 3.300 “saquinhos” de um litro de leite registrado com data de fabricação ainda por vir. A fiscalização foi realizada no dia 28 de maio, porém havia produtos com data de fabricação de 29 e 30/05/2015. Interpelados, os responsáveis alegaram desatenção e falha por parte de um funcionário.
Porém esta prática de adulteração da data de fabricação com data futura é recorrente e conhecida pelos técnicos do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP). O medico veterinário do serviço oficial, João Gustavo P. Loureiro explica tratar-se de ato ilícito, mas que é praticado por estabelecimentos produtores e, incentivados por mercados que, buscam com isso, esticar o prazo de validade do produto. “Com a adulteração da data de fabricação para uma data futura você acaba por extrapolar a validade deste produto, podendo haver comprometimento da qualidade deste e até mesmo colocar em risco a saúde de quem o consumir”, enfatiza a diretora da EDA, engenheira agrônoma Luciana Bittencourt Pfaffenbach.
O estabelecimento foi autuado e todo o leite foi destinado a reaproveitamento industrial, com base no artigo 20 da Lei 36.936, de 22 de junho de 1993. O laticínio poderá ser multado em até R$53.125,00.
Assessoria de Imprensa |Defesa Agropecuária | 19 – 3045.3350