Araçatuba sedia conferência anual de médicos veterinários habilitados para emissão da GTA
Araçatuba sedia conferência anual de médicos veterinários habilitados para emissão da GTA
Será realizado de 4 a 7 de outubro, no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”, em Araçatuba-SP, o ciclo de treinamento da 1ª Conferência Anual de Médicos Veterinários Habilitados para emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) no estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
O objetivo é “atualizá-los com relação aos novos procedimentos e questões legais, tanto na parte de defesa sanitária animal quanto das legislações, para que os documentos e as informações reportadas por meio do relatório à Defesa Agropecuária e ao Ministério sejam feitos em conformidade com as legislações vigentes”, disse o médico veterinário da Secretaria, Jesualdo Gonçalves Filho, do Programa de Habilitação de Médicos Veterinários Privados, da Defesa Agropecuária.
A conferência está sendo realizada de forma descentralizada para facilitar a participação dos profissionais habilitados. O primeiro ciclo foi realizado no final do mês de agosto no auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), na Capital.
O Estado de São Paulo conta com um total de 458 médicos veterinários habilitados, sendo que 132 são para a emissão de GTA para aves e ovos férteis; 181 para animais egressos de eventos de concentração de animais; 118 para equídeos e 27 para suídeos, laboratório, animais aquáticos e aves silvestres.
A habilitação é concedida para as unidades administrativas onde seja insuficiente ou não existam médicos veterinários ou funcionários autorizados dos órgãos oficiais de defesa para emissão de Guia após realização de curso/treinamento especifico promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do estado de São Paulo.
Os médicos veterinários habilitados só poderão emitir GTA nos municípios e para as espécies especificados em Portaria expedida pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA). A emissão do documento fica condicionada à assistência veterinária aos rebanhos de onde se originam os animais, aos registros do estabelecimento de procedência e o cumprimento das exigências de ordem sanitária estabelecidas para cada espécie.
O mesmo evento será realizado em Ribeirão Preto, de 8 a 11 de novembro, na sede do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA).
A habilitação de novos profissionais médicos veterinários para o estado de São Paulo deverá ocorrer no primeiro semestre de 2017.
Por Teresa Paranhos
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Telefone: (19) 3045.3350