Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
11/08/2017

Inscrições abertas para o curso de habilitação de engenheiros agrônomos para emissão de CFO/CFOC

Estão abertas as inscrições para o 46º Curso de Pragas para Habilitação de Engenheiros Agrônomos para Emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), que será realizado de 29 de agosto a 1º de setembro, no Centro Experimental do Instituto Biológico em Campinas.

A realização do curso para habilitação de engenheiros agrônomos da iniciativa privada é importante para viabilizar o comércio interestadual de espécies hospedeiras de pragas restritivas cuja exigência fitossanitária necessita de acompanhamento de campo, evitando assim, a disseminação de pragas quarentenárias que possuem relevância econômica. De mesmo modo, amplia a comercialização com o mercado exterior, visto que também tem como finalidade assegurar a qualidade de produtos do agronegócio paulista que têm como destino outros países que exigem controle por meio de normas de certificação fitossanitária para pragas específicas.

É uma demanda não só de produtores de São Paulo, como também de outros Estados da Federação e dos Órgãos Nacionais de Proteção Fitossanitária (ONPF) dos países importadores.

O curso é coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e realizado pelo Instituto Biológico, órgão da Secretaria. Tem a finalidade de atender normas técnicas de certificação fitossanitária, ditadas pelas Instruções Normativas 33 e 28, ambas de 24 de agosto de 2016, do Mapa, e demais legislações específicas das pragas que serão contempladas na programação. De modo geral, serão abordadas pragas quarentenárias regulamentadas e pragas exigidas para exportação de citros tanto pela Comunidade Européia quanto pela África do Sul.

“Nesta edição também serão abordadas informações sobre a Instrução Normativa 37, de 05 de setembro de 2016, nova legislação (Mapa) para o Sistema de Mitigação de Risco (SMR) da doença cancro cítrico, procedimento adotado pelo Estado de São Paulo, e demais legislações específicas para pragas de outras culturas que possuem restrição de trânsito interestadual, além das normas para emissão das Certificações (CFO/CFOC) e da Permissão de Trânsito de Vegetais”, explicou o engenheiro agrônomo da Secretaria, Marlon Peres da Silva, que atua junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária e é um dos coordenadores do curso.

A emissão do CFO e CFOC é regulamentada pelo Mapa, de acordo com a Instituição Normativa 33, de 24 de agosto de 2016. Para receber a habilitação, os profissionais devem ter 100% de frequência no curso e, no mínimo, 75% de aproveitamento nas avaliações, as quais serão elaboradas por meio de provas de múltipla escolha ao final de cada dia do evento. A inscrição e demais informações estão disponíveis no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, no endereço http://bit.ly/2uoSwL4

SERVIÇO:

46º Curso de Pragas para Habilitação de Engenheiros Agrônomos para Emissão do CFO e CFOC

Data: 29/08 a 1º/09 de 2017

Horário: 8h às 18h

Local: Centro Experimental do Instituto Biológico - Rod. Heitor Penteado, Km 3 - Vila Brandina, Campinas, SP

Por Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

19 – 3045.3447