Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
22/06/2017

Luiz Antonio de Abreu e Souza recebe homenagem póstuma e dá nome à Casa da Agricultura de José Bonifácio

A Lei que dá nova denominação à Casa da Agricultura foi publicada dia 21/06 no Diário Oficial do Estado de São Paulo

Com a promulgação da Lei nº 16.470, a Casa da Agricultura de José Bonifácio passa a denominar-se “Doutor Luiz Antonio de Abreu e Souza”. A homenagem póstuma ao médico veterinário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi promulgada pelo governador Geraldo Alckmin e publicada na quarta-feira, 21 de junho, no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A homenagem foi proposta à Assembleia Legislativa paulista em 2015, pelo deputado estadual Davi Zaia.

Luiz Antônio de Abreu e Souza, que faleceu aos 68 anos de idade, no dia 2 de maio de 2014 era natural de Cedral-SP,teve atuação importante no trabalho de desenvolvimento da agropecuária. Formado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu- Unesp (1972), graduou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Urupunga (1979) e complementação em Química. Durante os anos de 1987 e 1988, permaneceu na Università degli Studi di Torino, Itália, tendo recebido o título de especialista e doutor em nutrição e reprodução animal.

Ingressou na Secretaria em 1973 junto à Casa da Agricultura de Buritama, sendo transferido posteriormente para a unidade em José Bonifácio, onde exerceu suas atividades até ser designado em 1998, diretor técnico do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de São José do Rio Preto, cargo que ocupou até sua aposentadoria, em 2011.

“O Luiz foi um profissional competente, conciliador e dedicado, que muito contribuiu para o desenvolvimento das ações de defesa agropecuária na região de São José do Rio Preto. Era líder regional e pessoa de bom trato para com todos. É justo este reconhecimento para que seu nome fique como exemplo aos profissionais desta casa”, disse Fernando Gomes Buchala, titular da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria.

Em vida, Luiz Antônio de Abreu e Souza recebeu diversas homenagens, entre as quais a ementa de congratulações pelo relevante serviço prestado em prol da agropecuária regional, conferida pela Câmara Municipal de São José do Rio Preto. Pertenceu à diretoria executiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), sendo conselheiro nos triênios de 2006-2009; 2009-2012 e 2013.

Foi membro ativo da diretoria executiva da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária de São José do Rio Preto e da diretoria executiva da Associação de Produtores Rurais de José Bonifácio. Publicou diversos artigos em periódicos, sendo destaque o seu trabalho sobre botulismo, apresentado em congressos de medicina veterinária nos anos de 1992 e 1993.

Por Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

(19) 3045.3447