Ação integrada combate venda de ovos de forma irregular
Ação integrada combate venda de ovos de forma irregular
Cerca de cem mil ovos foram apreendidos nesta terça-feira, 3 de abril, no município de Itapira-SP em uma ação integrada entre a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Vigilância Sanitária (VISA) e Polícia Civil para combater irregularidades em comércio de ovos.
O produto estava sendo comercializado por dois estabelecimentos com registro junto à Vigilância Sanitária (VISA) para distribuição de ovos, mas estavam realizando trabalho como entreposto de ovos, de forma irregular. Parte dos ovos que estavam sendo manipulados e reembalados nos estabelecimentos, não tinha procedência de origem conhecida. Outra irregularidade encontrada foi o uso de embalagens com o selo do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) e do Serviço de Inspeção Federal (SIF) sem, no entanto, estarem registrados junto à inspeção estadual ou federal.
Além dos ovos foram apreendidas todas as embalagens irregulares. Foram lavrados autos de infração pela Defesa Agropecuária e pela VISA e os proprietários foram encaminhados para a Delegacia onde, segundo informação da Polícia Civil, foram autuados por crime contra a saúde pública.
A ação, que partiu do atendimento a uma denúncia sobre o uso do selo SISP falsificado, contou com o trabalho de investigação do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Mogi Mirim para o levantamento dos dados e apuração da denúncia, com o apoio do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA).
Em ação complementar, com o propósito de verificar suspeitas levantadas sobre o uso de embalagens irregulares destes estabelecimentos, foi realizada a fiscalização em outros dois entrepostos de ovos com registro no SISP, nas regiões dos EDAs de Limeira e São João da Boa Vista onde também foram verificadas irregularidades e, de acordo com a Lei, sofreram autuações e apreensões dos produtos irregulares.
Para César Krüger, diretor técnico do CIPOA, “a ação integrada entre a VISA, os EDAs e o CIPOA trás segurança para a população, que pode e deve denunciar qualquer irregularidade para estes órgãos que têm, entre outras competências, o auxílio na proteção da saúde do consumidor”.
Por Teresa Paranhos
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Telefone: (19) 3045.3447