Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
17/05/2018

Ações da Defesa Agropecuária e Vigilância Municipal de Ocauçu resultam na apreensão de 125Kg de carnes

Na manhã desta quarta-feira 17/05 duas equipes do Escritório de Defesa Agropecuária (Eda) de Marília estiveram no município de Ocauçu em uma ação conjunta com Vigilância Sanitária Municipal para a fiscalização de 6 estabelecimentos que comercializavam carnes. Em 3 desses estabelecimentos foram encontradas irregularidades, como linguiça e charque sem selo de inspeção e carnes indevidamente armazenadas.

“Estas ações foram desencadeadas por reclamações dos próprios consumidores do município que questionavam a qualidade de produtos oferecidos em alguns estabelecimentos” disse Ricardo Colletto, médico veterinário do Eda. Foram apreendidas 125 quilos de carnes. Todo o produto foi inutilizado na presença dos responsáveis dos estabelecimentos e enviado ao aterro municipal.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária é responsável pelo Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp) e inspeciona regularmente os estabelecimentos registrados e autorizados a exibir o selo Sisp. Atua no combate aos produtos irregulares e/ou clandestinos que, na maioria das vezes, pela falta de higiene nos ambientes de produção e nos procedimentos, demonstram total desrespeito à saúde do consumidor destes produtos. Carnes mal acondicionadas, produtos de origem animal clandestinos podem levar a graves infecções gastrointestinais e em pessoas debilitadas até a morte.

Produtos com registro de inspeção (federal, estadual ou municipal) agregam ainda a responsabilidade de quem os produz, sendo facilmente identificado pelo consumidor.

Foto disponível em: http://twixar.me/PTm3

Por Teresa Paranhos