Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
08/11/2018

Desarticulado abatedouro clandestino de suínos em Ourinhos

O produto sem inspeção estava sendo comercializado em um açougue do mesmo proprietário na cidade.

Uma equipe técnica da Coordenadoria de Defesa Agropecuária em ação de fiscalização conjunta com a Polícia Civil do município de Ourinhos desarticulou, nesta quinta-feira, 08/11 um abate clandestino que estava ocorrendo em uma propriedade rural do município. No local era realizado o abate de suínos sem as condições higiênico-sanitárias satisfatórias e sem registro no Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp) ou em outro órgão oficial de inspeção.

“Foram aprendidos no local, um total de 1.114 quilos de carne suína. Foi lavrado um auto infração, auto de apreensão e condenação e laudo de inspeção de produtos de origem animal”, disse o médico veterinário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento Luiz Carlos Munhoz, que junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Ourinhos, responde pelo serviço de inspeção de produtos de origem animal.

Simultaneamente os investigadores da Polícia Civil e a Vigilância Sanitária (Visa) realizaram ao mesmo tempo a fiscalização em um açougue na cidade, pertencente ao mesmo proprietário, onde também foram aprendidos por volta de 500 quilos de carne (carne, linguiça e subprodutos).

“Chegamos a este abatedouro clandestino através de denúncia feita pela vigilância sanitária e com o apoio da Polícia Civil foi possível deflagrar esta ação. Os produtos aprendidos serão encaminhados para o aterro sanitário ou graxaria”, disse o médico veterinário Valmor Pedro Fantinel, diretor técnico do EDA.

Os proprietários foram conduzidos à Delegacia pelos investigadores e tiveram voz de prisão em flagrante.

Por Teresa Paranhos