Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
30/04/2018

Secretário Francisco Jardim apresenta as estratégias para a campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Francisco Sérgio Ferreira Jardim e o coordenador da Defesa Agropecuária Fernando Gomes Buchala recebem a imprensa, às 10 horas desta terça-feira 01 de maio, no estande da Secretaria, na Agrishow, para apresentar as estratégias para campanha de vacinação contra a febre aftosa.

A primeira etapa da campanha será realizada durante todo o mês de maio, quando deverão ser vacinados todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) independentes da idade. O rebanho paulista é estimado em 11 milhões de cabeças.

A partir deste ano o estado de São Paulo inverte o calendário de vacinação para uniformizar com os demais Estados da Federação, com vistas à retirada da vacinação prevista no Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, do Mapa.

Para São Paulo, que pertence ao grupo IV, juntamente com os estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins, a previsão é em 2021.

Às 15 horas será realizada a vacinação de um bovídeo na Unidade de Bovinos de Corte, do Instituto de Zootecnia (IZ), em Sertãozinho.

Por Teresa Paranhos

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Durante a Agrishow: 16 – 3600.9815, ramal 208