Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
21/09/2018

Secretário Francisco Jardim entrega unidade reformada em Iguape

Com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Sergio Ferreira Jardim, do coordenador da Defesa Agropecuária, Fernando Gomes Buchala, do diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Registro, Cláudio Alvarenga de Melo, do diretor substituto da Cati Regional, Luzaoir Machado e demais autoridades, foi entregue no dia 20 de setembro, o prédio totalmente reformado da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Iguape, na região do Vale do Ribeira, onde funciona também a Casa da Agricultura do município, que é uma unidade da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Os serviços ali prestados são os programas de sanidade na área animal e vegetal, projetos, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) entre outros, que atende em média 100 produtores por mês.

O secretário Francisco Jardim destacou a importância da entrega da unidade da Secretaria frisando que “a reforma da unidade da Secretaria vai trazer maior comodidade para o atendimento do produtor e contribui para o projeto de recuperação da cidade, que é importante centro turístico e histórico”.

Buchala destacou a importância do município nas ações de defesa agropecuária, lembrando “o trabalho realizado com a participação do Ibama, no monitoramento das aves migratórias nas ações preventivas contra a influenza aviária que poderia colocar o Estado em risco”. Destacou que o trabalho desenvolvido naquela unidade é a união de esforços de órgãos da Secretaria.

A reforma das instalações englobou a recuperação estrutural de concreto; recuperação e tratamento da fachada; impermeabilização e substituição da cobertura; substituição completa da rede elétrica; reforma da rede hidráulica, reforma de todos os sanitários; recuperação do piso; pintura completa; implantação de itens de acessibilidade, etc. O valor licitado para a execução da obra foi orçada em 345.391,39, mas foi realizada pela melhor oferta, no valor de 262.669,92.

Iguape é o município com maior extensão territorial do Estado, com quase dois mil quilômetros quadrado e tem 53% de suas áreas em conservação ambiental. De acordo com o prefeito Wilson Almeida Lima “restam ainda áreas consideráveis para se buscar uma conciliação entre as questões ambientais e as questões da agricultura que não são absolutamente incompatíveis”. Destacou ainda que “o município continua sendo uma referência em muitos aspectos, como na criação de búfalos, na plantação de maracujá, chuchu e uma série de produtos”.

Por Teresa Paranhos

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento